Semana dos Museus deste ano quer equipamentos “hiperconectados”

28 jan 2018 - 06:00


Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) já disponibilizou o texto de referência sobre o tema da 16ª Semana de Museus – que acontece no país de 14 a 20 de maio.

A intenção é dar subsídios para os museus participantes desenvolverem atividades focadas no tema Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. O texto propõe uma aproximação tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões possíveis.

“O modo de interação dos museus com seu entorno, especialmente nos grandes centros urbanos, foi definitivamente impactado com o avanço da conectividade digital”, aponta. “Para alguns, a interação entre pessoas e máquinas tornou-se capital. Para outros, ainda há limites a serem superados para dar conta do novo paradigma digital”.

Ao mesmo tempo em que museus devem apostar em iniciativas que busquem pela via tecnológica se conectar aos seus antigos e novos públicos, ainda é indispensável esforços para engajar quem ainda não está online – especialmente em áreas periféricas, rurais e regiões de difícil acesso, por exemplo.

Tendo em vista que 46% dos domicílios brasileiros ainda não têm acesso à internet, segundo dados recentes, o texto provoca algumas reflexões: “que novas abordagens são necessárias para engajar quem não está online? Que outras formas, para além da internet, estão disponíveis para se criar e estreitar laços com o meio onde se atua?”. Leia e faça download da íntegra do texto.

Inscrições abertas

O formulário para a inscrição de atividades na 16ª Semana de Museus encontra-se aberto até 12 de março na página do Ibram. Para participar, o museu ou instituição cultural interessada deve programar atividades em torno do tema (exposições, visitas mediadas, shows, palestras, exibição de filmes etc.). As atividades ocorrem exclusivamente sob a responsabilidade da instituição que as inscrever.

Por Assessoria / Ibram

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