Semana Alagoana de Astronomia começa na segunda-feira

24 nov 2012 - 14:59

Foto: Valdir Rocha

Em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia, será realizada, a partir da próxima segunda-feira (26), a Semana Alagoana de Astronomia, promovida pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima, em parceria com a Usina de Ciências da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas. O evento será encerrado no dia 1º de dezembro e acontecerá nas dependências do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa).

Segundo o coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, professor Adriano Aubert, a Semana Alagoana de Astronomia é realizada sempre no fim de novembro ou na primeira semana de dezembro. A ideia é comemorar junto ao Dia Nacional da Astronomia, que sempre acontece em 2 de dezembro, dia de celebração do nascimento de Dom Pedro II, reconhecido patrono da astronomia brasileira.

“Desde 2009 realizamos esse evento, no qual os alunos podem associar aquilo que é lecionado em sala de aula de forma fragmentada com a história de uma ciência que envolve outras ciências. Nessa contextualização, os estudantes podem entender como uma ciência está intimamente ligada àquilo que temos na Terra”, explicou Aubert.

As atividades acontecerão nos três turnos e serão destinadas aos estudantes das redes pública e privada. Como as vagas são limitadas, para participar é preciso que as escolas façam um agendamento prévio por meio do número 3315-3837.

A programação do evento conta ainda com diversas palestras, lançamentos de foguetes e exposições de trabalhos produzidos pelos estudantes no observatório. Dentre os temas das palestras, que serão ministradas pelo professor Adriano Aubert, estão a Astronomia no Brasil, a evolução dos telescópios, o Sistema Joviano e as constelações como primeiras referências para o homem.

A programação completa pode ser acessada no blog do observatório, no endereço http://oagll.blogspot.com.br.

Por Agência Alagoas

Comentários