Sefaz Alagoas divulga calendário para pagamento do IPVA 2021 Imposto será, em média, 5,92% mais barato para proprietários e tem desconto de 10% para pagamento em cota única até 29 de janeiro.

23 dez 2020 - 07:30

Foto: Assessoria / Detran-AL

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (22). A redução média do valor do IPVA no próximo ano será de 5,92%, comparado a 2020.

O estado de Alagoas possui cerca de 980.000 veículos, sendo que o IPVA é recolhido de 672.678 veículos. O Estado possui 154.934 veículos fabricados até o ano 2.000, que são isentos por tempo de fabricação. A Fazenda estima arrecadar cerca de R$ 385 milhões.

O novo cronograma oferta desconto de 10% para todos os finais de placa (0 a 9) a partir do dia 9 de janeiro. O boleto de pagamento será disponibilizado no site da Secretaria da Fazenda (sefaz.al.gov.br), no “Espaço do Contribuinte”, basta escolher a opção “IPVA” e depois “Emissão de Boletos”, informando o Renavam e a placa.

Cada final de placa possui uma data-limite para pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela. As placas de finais 1 e 2 têm até 26 de fevereiro; placas de finais 3 e 4 até 31 de março; placas de finais 5 e 6 até 30 de abril; placas de finais 7 e 8 até 28 de maio e as placas de finais 9 e 0 até 30 de junho. O valor mínimo de cada parcela – que pode ser dividido em até seis vezes – não poderá ser inferior a R $100.

A tabela discriminativa de valor médio de mercado para veículos terrestres usados – base de cálculo – e prazos de pagamentos de IPVA para o exercício de 2021 está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 22 de dezembro. Confira abaixo o calendário do IPVA para o próximo ano.

Como utilizar créditos

É possível utilizar os créditos da Nota Fiscal Cidadã (NFC) para o abatimento do imposto. Para isso, basta realizar o procedimento até o dia 30 de dezembro. Aqueles que optarem por abater o valor do tributo é necessário solicitar no site da NFC (nfcidada.sefaz.al.gov.br). O veículo deve estar no nome do usuário cadastrado na campanha para que o procedimento seja válido.

Este é o único período no ano em que pode haver a utilização desses créditos para o pagamento do imposto. Após o prazo, não haverá mais a possibilidade de aproveitar a oportunidade. Os interessados em realizar o abatimento do valor devem acessar as respectivas contas no site da Nota Fiscal Cidadã e clicar no item de “abatimento no IPVA”.

Por Kamilla Abely e Anna Cláudia Almeida / Agência Alagoas

Comentários