Sesau capacita equipes de saúde para casos de Dengue, Zika e Chikungunya O treinamento é destinado a médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária e vai ocorrer até quinta-feira (19).

Josenildo Torres / Ascom Sesau

17 Maio 2022 - 10:35


Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou, nesta segunda-feira (16), um ciclo de capacitação para os 102 municípios alagoanos sobre o manejo clínico dos pacientes acometidos por arboviroses (dengue, Zika e chikungunya).

O treinamento é destinado a médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária e vai ocorrer até quinta-feira (19), sendo dividido em quatro turmas, nas cidades de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.

De janeiro até o dia 15 deste mês, Alagoas registrou 4.495 casos de dengue, contra 534 do mesmo período do ano passado. Com relação à chikungunya, foram 705 casos, enquanto que em 2021 foram 54. Os casos confirmados de Zika foram 177 nos primeiros quatro meses e meio deste ano, contra 37 de 2021.

A capacitação possibilitará aos profissionais de saúde detectarem mais rápido os pacientes com suspeita das três doenças.

Comentários