Secretários da Fazenda e da Agricultura discutem desenvolvimento do Estado

09 jan 2015 - 06:30


Reunião, nesta quinta-feira, tratou sobre problemas no segmento agrícola, como a crise canavieira e no setor leiteiro.

Foto: Paulo Rios

Foto: Paulo Rios

Os secretários de Estado George Santoro (Fazenda) e Álvaro Vasconcelos (Agricultura) estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (8), na sede da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa). O encontro representa a integração que deverá existir entre as pastas do governo Renan Filho já nesse primeiro momento.

A reunião foi uma iniciativa de George Santoro. “É um marco. Tenho funcionários aqui, com 32 anos de serviço, que disseram que é a primeira vez que um secretário da Fazenda vem à nossa sede para conhecer as demandas da Agricultura”, revelou Álvaro Vasconcelos. Na pauta, foram apontados alguns problemas do segmento agrícola, como a crise canavieira e no setor leiteiro.

Entre as ações que devem ser tomadas para o fortalecimento da Bacia Leiteira, por exemplo, foi anunciada, na reunião, a reestruturação de uma unidade industrial, a antiga Camila – produtora de laticínios que atualmente faz parte da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).

“Essa é uma determinação do governador Renan Filho para poder resolver a demanda que existe hoje na Bacia Leiteira. Com a Camila funcionando, o produtor vai ter onde escoar a sua produção. Representa a geração de mais emprego e renda em todo o Estado”, explicou Álvaro Vasconcelos. De acordo com o secretário, os recursos já foram garantidos por meio de emenda do deputado federal Givaldo Carimbão.

Aliança

Encontros entre os secretários devem ser constantes nessa gestão. O titular da Fazenda apontou a importância do alinhamento entre as pastas. “A Secretaria da Fazenda, não só com a Secretaria da Agricultura, mas com outras pastas, vai trabalhar sempre em parceria para poder ouvir a opinião dos secretários em relação aos temas de cada segmento. Nós, na medida do possível, vamos atender aos pleitos, com a orientação do governador”, anunciou Santoro.

Sobre a integração, Álvaro Vasconcelos adiantou: “As pastas devem estar todas sintonizadas para tentar juntas diminuir os custos do governo e garantir mais eficiência nas decisões, nos trabalhos”.

Na reunião, estiveram presentes ainda o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) Álvaro Almeida e os prefeitos Joaquim Beltrão (Coruripe) e Juliana Almeida (Mar Vermelho).

Por Telma Elita / Agência Alagoas

Comentários