Secretário apresenta Canal do Sertão para estudantes da Ufal

07 nov 2013 - 10:37


Casado debateu com professores e alunos do curso de Agronomia

Secretario

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, realizou, nesta quinta-feira (6), uma apresentação para estudantes e professores do curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com o tema Canal do Sertão, Casado apresentou aspectos técnicos e sociais da obra, dando ênfase às questões de abastecimento para a população do sertão, no auditório do Centro de Ciências Agrárias da instituição.

Pontos como o custo de energia elétrica, a cobrança do uso da água e a preocupação com a qualidade da água foram abordados pelo secretário, que apresentou os esforços do Governo do Estado em prover água a todas as pessoas. Ele ressaltou, ainda, as ações estruturantes que a Semarh vem promovendo, como o programa Água Para Todos, que irá se beneficiar do abastecimento do Canal do Sertão.

Segundo Casado, quase 200 mil pessoas por dia são beneficiadas direta ou indiretamente pelo Canal, seja através dos mais de 100 pontos de abastecimento para carros-pipa, barreiros e afins, seja através dos perímetros irrigados. A questão foi debatida entre os estudantes e professores, que levantaram preocupações com o tipo de solo no entorno do canal, fortemente passível a salinização, tema que, de acordo com Casado, está sendo discutido pelo Comitê Integrado de Combate à Seca (Coics) através da Comissão para Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Semiárido.

A Ufal é membro integrante do Coics e da Comissão, porém os professores e alunos demonstraram interesse em uma maior integração entre o Governo do Estado e a instituição. Em breve, será montada uma comitiva do curso de Agronomia para uma visita guiada ao Canal do Sertão.

Agência Alagoas

Comentários