Seagri apresenta plano de ações aos gestores do Alto Sertão

12 jan 2017 - 10:46

Propósito foi discutir planejamento da pasta com prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios da região.

Estiagem no Sertão foi um dos assuntos discutidos entre o secretário Álvaro Vasconcelos e vários prefeitos da região (Foto: Divulgação)

Estiagem no Sertão foi um dos assuntos discutidos entre o secretário Álvaro Vasconcelos e vários prefeitos da região (Foto: Divulgação)

Apresentar o plano de ações para este ano, bem como discutir e ouvir as demandas dos prefeitos e secretários municipais da Agricultura dos municípios do Alto Sertão de Alagoas. Estes foram os propósitos do encontro realizado no Centro Xingó, em Piranhas,  com o secretário da Agricultura, Pecuária,  Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.

A equipe técnica da Seagri fez uma apresentação do planejamento estratégico para este ano, a exemplo do Plano de Desenvolvimento do Canal do Sertão, Programa do Leite, distribuição de sementes, de alevinos, de sêmen, agricultura familiar, do matadouro regional, entre outros.

Para o secretário Álvaro Vasconcelos, a reunião foi produtiva, propositiva e serve para aproximar os atuais gestores do Governo de Alagoas, como determina o governador Renan Filho. “Foi um diálogo franco, aberto e democrático com os gestores do Alto Sertão, ouvindo suas necessidades e demandas emergenciais”.

A anfitriã do encontro, prefeita de Piranhas, Maristela Dias, destacou a iniciativa do secretário Álvaro Vasconcelos pela preocupação e o entendimento de ouvir cada gestor num momento de grande dificuldade pela falta de chuvas na região.

“Para nós gestores do Alto Sertão é motivo de satisfação em receber um secretário de Estado para discutir coletivamente os problemas dos municípios e da região, numa prova da intenção do Governo em socorrer a população com ações emergenciais”, afirma a prefeita de Piranhas. 

O prefeito de Delmiro Gouveia, padre Eraldo, também fez uma exposição de motivos dos efeitos causados pela estiagem e solicitou da Secretaria da Agricultura ações imediatas para minimizar a falta de água para o consumo humano, animal e para a agricultura familiar.

“A Seagri é uma pasta estratégica para o Sertão e para esse momento de dificuldades acreditamos no empenho do secretário para atender nossas reivindicações”, reconheceu o prefeito de Delmiro Gouveia.

Presentes ao encontro, gestores de Piranhas, Olho D’Água do Casado, Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Inhapi, São José da Tapera e Canapi.

Por Ronaldo Lima / Agência Alagoas

Comentários