São José da Tapera lidera inscrições no Garantia Safra

05 fev 2013 - 18:16


O município de São José da Tapera lidera as inscrições no Programa Garantia Safra, que vai conceder um seguro de R$ 760 a cada agricultor em caso de perda da plantação provocada por seca ou excesso de chuva. Até agora, 1.900 agricultores familiares do município já se inscreveram. Em segundo lugar, vem Traipu, com 1.896 inscritos.

O período de inscrições segue até o dia 17 deste mês e, para isso, os agricultores que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) devem procurar os escritórios locais e regionais da Emater e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Conforme explica o coordenador estadual do Garantia Safra, José Antônio dos Santos, a inscrição é gratuita. “Mas, após o período de inscrição, o agricultor deve fazer a adesão e, para isso, vai receber um boleto no valor de R$ 9,50, que deve ser pago em Casas Lotéricas. A partir daí, ele pode plantar com segurança e, se tiver perda por seca ou chuva acima de 50% do que plantou, pode receber o seguro”, esclareceu.

Em terceiro lugar no ranking de inscrições, vem Pão de Açúcar, com 1.702 inscritos, seguido por Santana do Ipanema, com 1.154 agricultores. Para o ano agrícola 2012-2013, Alagoas dispõe de 30 mil cotas. O seguro cobre as culturas de feijão, milho, arroz, algodão e mandioca, desde que cultivadas em um dos 35 municípios do Estado que estão na área de abrangência do programa, que inclui Agreste, Bacia Leiteira, Médio e Alto Sertão.

O Garantia Safra possui um fundo formado pela contribuição dos agricultores, no ato da adesão, dos municípios, dos Estados e da União. “O Governo do Estado sempre contribui com a sua parte, pois o governador Teotonio Vilela entende a importância desse programa para a agricultura familiar, principalmente na época da seca, como a que estamos vivenciando agora”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Junior. Outras informações sobre o programa podem ser adquiridas por meio do telefone (82) 3315-3668.

Agência Alagoas

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.