Santana: Prefeitura autoriza funcionamento parcial de bares e restaurantes A medida difere do decreto do Governo de Alagoas, que colocou os municípios do interior na fase laranja.

31 jul 2020 - 19:38

Bares e restaurantes terão que adotar protocolo sanitário com a retomada (Foto: Pixabay)

A Prefeitura de Santana do Ipanema, município do Médio Sertão de Alagoas, autorizou através de decreto, a reabertura parcial de bares e restaurantes da cidade. A medida difere do decreto do Governo de Alagoas, que colocou todos os municípios do interior na fase laranja, desde a última quarta-feira (29). 

Segundo parâmetros do Estado, na Fase Laranja estão permitidas as lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m², assim como salões de beleza e barbearias, além de templos, igrejas e demais instituições religiosas (com 30% de capacidade). Somente na fase amarela, bares, restaurantes e outros entram na autorização.

Decreto em Santana

Em seu artigo 8º, o Decreto Municipal nº 117, de 29 de julho, repetiu o que disse o Estado, sobre a abertura de lojas, salões e templos, mas ampliou a flexibilização para bares e restaurantes, com 50% da sua capacidade, até a 0h (meia noite).

Esse mesmo artigo ainda libera o funcionamento de galerias, centros comerciais e congêneres, com horário das 8h às 16h. Ainda entrou nessa norma os transportes intermunicipais e turísticos (estes haviam sido liberados pelo Estado).

Todos esses setores listados no decreto municipal já estão liberados a funcionar desde a 0h do dia 30 de julho. O decreto frisa que todos eles devem seguir protocolos sanitários, determinados pelos órgãos competentes.

Reprodução do trecho do decreto municipal (Foto: Reprodução)

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários