Santana do Ipanema recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário nesta semana

28 out 2019 - 09:36

Foto: Assessoria / Iteral

O projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário é uma realização do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com as prefeituras municipais e tem difundido a importância da agricultura familiar no Estado de Alagoas. A próxima edição ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro em Santana do Ipanema, no Centro de Convivência Cônego José Bulhões, uma ampla praça de eventos no bairro do centro.

Essa será a nona edição do projeto no ano de 2019, e pela primeira vez acontecerá no município situado na região do médio sertão alagoano. Agricultores familiares das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), quilombolas, acampados e assentados da reforma agrária comercializarão frutas, raízes, hortaliças, mel, farinha, tapioca, beiju, pé de moleque, doces caseiros, bolos, licor, comidas típicas e artesanatos diversos. 

De acordo com o diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, a feira é diferenciada porque envolve toda a sociedade. “A Feira Agrária do Crédito Fundiário tem ganhado a simpatia por onde passa, porque movimenta as cidades, contribui para o escoamento da produção da agricultura familiar e ainda valoriza o talento dos artistas locais. O nosso objetivo é percorrer todas as regiões do Estado de Alagoas e vários gestores municipais já nos procuraram para agendar a sua feira. Tem sido um sucesso e estamos muito felizes em trazer para Santana do Ipanema!”, declarou.

Foto: Assessoria / Iteral

“Essa feira é espetacular, eu tenho acompanhado as edições. O Iteral veio numa boa hora, preencher essa lacuna que Alagoas tanto precisa, principalmente, o produtor rural e o da agricultura familiar que encontra-se em plena expansão, que tem recebido muito apoio. Nós temos uma feira aqui, que começou de forma tímida com 5 barracas, era quinzenal, e agora, possui 22 barracas e é semanal. Nós buscamos incentivar ainda mais a comercialização, e com essa feira do Iteral dará um aprendizado muito grande e é uma maneira da gente expandir” afirmou o prefeito Isnaldo Bulhões.

A programação cultural é totalmente diversificada e gratuita, na solenidade de abertura terá a Banda Fanfarra Ivonete Santana, toada, Coral Fulô de Mandacaru e a apresentação de estudantes flautistas e violonistas. Também terá o grupo de percussão Casa do Menor, capoeira, pastoril Melhor Idade, performance com instrumento de sopro, coral Sinfonia do Sertão, quadrilha junina Flor de Mandacaru, Coral Santa Sofia, maculelê, teatro e os shows de Zé de Almeida e Geraldo Cardoso – O Matuto de Luxo.

Foto: Assessoria / Iteral

No evento, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos também desenvolverá serviços de orientação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Aptidão (DAP) ao Pronaf, Seguro Safra, agendamento de vacina contra a brucelose, distribuição de alevinos, e a distribuição de mudas de plantas nativas.

A próxima edição da Feira Agrária do Crédito Fundiário será no município de Matriz de Camaragibe, região norte do Estado de Alagoas, e foi agendada para os dias 27 e 28 de novembro.

Por Helciane Angélica Santos Pereira / Assessoria Iteral

Comentários