Santana alcança 100 infectados pela Covid-19, 65 recuperados e 231 suspeitos O mês de maio foi o momento do aparecimento dos primeiros casos e mortes por Covid-19 para a população santanense.

29 Maio 2020 - 22:06

Foto: Rottonara / Pixabay

O município de Santana do Ipanema, situado no Médio Sertão de Alagoas, já contabiliza oficialmente 100 pessoas com a Covid-19. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira (29), que também aponta 65 pessoas que se recuperaram da doença e outras 231 como suspeitas.

Iniciado em março, o boletim da SMS, que é publicado diariamente no perfil do Instagram, começou com a aparição de poucos casos suspeitos. Os registros eram menos frequentes até abril, mas foi justamente a partir do mês de maio que o cenário mudou. O primeiro confirmado surgiu e com ele também vieram os óbitos.

Evolução das infecções

Avaliando todos os boletins, o primeiro caso confirmado de Covid-19 na cidade se deu no dia 1º e a primeira morte pela doença aparece no dia 10. A partir disso, os registros se tornaram mais frequentes, pois eram 18 casos confirmados e 60 pessoas tidas como suspeitas.

O segundo e o terceiro óbito por Covid-19 em Santana aconteceram na segunda semana do mês, um no dia 12 e outro 15. Nessa última data, a cidade contabilizou 29 casos confirmados e 116 suspeitos. O boletim começava a contar também os recuperados, 15 pessoas.

Passada mais uma semana, no dia 22 de maio, os confirmados saltaram mais de 100%, agora eram 64 pessoas infectadas. Na mesma proporção cresciam os recuperados, que nesse momento foram 31 santanenses que venceram a doença.

A quarta e última semana de maio é o dado que se apresenta no início da matéria. Se comparado a semana anterior, a “parte positivo” é o não aparecimento de mais mortes pela Covid-19. Em compensação, os casos confirmados e suspeitos continuam crescendo e não apresentam sinais de baixa.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários