Roubos a ônibus intermunicipais diminuem 75% em Alagoas Comparação entre 2019 e 2020 também mostra queda de roubo a residências e de cargas, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública

30 out 2020 - 18:08

Abordagem a transporte intermunicipal no interior de Alagoas (Foto: Assessoria / SSP – AL)

Quem se locomove entre municípios utilizando ônibus intermunicipais ou trafega transportando cargas em Alagoas sente, a cada viagem, a mudança aguda na segurança das rodovias. De acordo com dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), os crimes desta natureza apresentaram redução de 75% e 52%, respectivamente, entre os meses de janeiro e setembro deste ano.

Graças às ações de policiamento ostensivo, operações e abordagens, os assaltos e também outras irregularidades vêm sendo coibidos. Em 2019 foram registrados 32 roubos a transportes intermunicipais entre janeiro e setembro. No mesmo período deste ano, apenas oito casos ocorreram. Ou seja, assim como na capital, Maceió, que vê o número de assaltos a ônibus despencar, quem utiliza o transporte público no interior também pode realizar suas viagens em segurança.

Para os motoristas que transportam cargas e cortam as rodovias de Alagoas, o trajeto também está mais seguro: os roubos de cargas reduziram 52% em 2020. Foram 33 casos registrados de janeiro a setembro de 2019, enquanto que no mesmo período de 2020 foram contabilizadas 16 ocorrências.

Roubo a residência também apresenta queda

Ainda de acordo com a Análise Criminal, as residências têm sido cada vez menos alvo de roubos este ano. Entre janeiro e setembro de 2020 houve redução de 48% nesse tipo de ação criminosa: no mesmo período de 2019 foram registrados 164 roubos, enquanto que este ano o número caiu para 86.

“Nossos homens e mulheres têm cumprido seu mister com bastante empenho. Diante destes números, mais do que orgulhosos, nos sentimos estimulados a seguir cumprindo nossa missão constitucional com ainda mais afinco para combater crimes de quaisquer naturezas. Estes índices são resultado do nosso trabalho diuturno e do compromisso do Governo de Alagoas em melhorar as condições de trabalho dos policiais, com novas viaturas e equipamentos”, disse o coronel Marcos Sampaio Lima, comandante da Polícia Militar de Alagoas.

O delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira, também ressalta o papel dos agentes de segurança e da integração na conquista desses resultados. “Destaco a atuação dos integrantes da Polícia Civil e das demais forças de segurança de Alagoas pela abnegação, compromisso e dedicação, requisitos fundamentais para alcançarmos tais resultados, aliados ao processo de integração entre todos os órgãos que compõem a Secretaria da Segurança Pública”, disse.

Para o secretário da Segurança Pública, Lima Junior, todos esses números são fruto de um trabalho integrado e de ações estratégicas, visando combater e reduzir novos crimes.

“Não são resultados conquistados do dia para a noite. É um trabalho que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos, onde foi fundamental a maior integração das Polícias Civil e Militar, e os investimentos do Governo do Estado. Com isso, nossos serviços de Inteligência têm podido trabalhar com maior eficiência, resultando na prisão dos criminosos”, disse o secretário.

Por Alan Fagner / Agência Alagoas

Comentários