ROMANCE LITERÁRIO VISTO POR FORA

09 mar 2018 - 09:17

Os tipos de romances no Brasil podem ser divididos em tipo de abordagem e tipo de escola literária, segundo Débora Silva.

Pelo tipo de abordagem ele pode ser:

 

  • Romance Urbano – Geralmente retrata a vida social das grandes cidades, com suas tramas de traições, amor e situações do dia a dia.

 

  • Romance Regionalista – Mostra questões sociais de determinadas regiões brasileiras, com ênfase nas características e na linguagem do lugar.

 

  • Romance Indianista – Mexe com os costumes indígenas, sendo muito típico e inconfundível.

 

  • Romance Histórico – É que dá ênfase ao modo de vida e os costumes de determinada época e região, na história. Mistura fatos reais e fictícios.

 

Quanto à chamada escola literária, ele pode ser:

 

  • Romance Romântico – Tem destaque o cavalheirismo, os ideais da mulher, numa mistura com o heroísmo.

 

  • Romance Realista – Puxa pelas críticas sociais e análises científicas. Basicamente possui as mesmas características das narrativas realista, tendo sido produzido no mesmo período.

 

  • Romance modernista – Traz um caráter revolucionário com fortes críticas sociais e novas visões do mundo.

 

Diz Aurélio: Romance: “Descrição longa das açõe e sentimentos de personagens fictícios, numa transposição da vida para um plano artístico”.

O romance, além de ser o gênero mais complexo da Literatura goza o prestígio de ser também o mais nobre.

Desse modo, os nossos cinco romances do Ciclo do Cangaço – dois publicados e três inéditos – são considerados Regionais/Históricos. O escritor procura parcerias para levá-los ao Cinema e a Televisão, em longas-metragens:

São eles: “Ribeira do Panema”, “Defunto Perfumado”, “Deuses de Mandacaru”, “Fazenda Lajeado” e “Papo-Amarelo”. Você se interessa pelo assunto? Vamos à luta.

Clerisvaldo B. Chagas, 9 de março de 2018

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica 1.858

Comentários