Sobre Afrânio

Afrânio é Economista formado pela Universidade Federal de Alagoas UFAL, com Especialização em Marketing Digital é Assessor de Marketing do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, e Consultor de marketing médico. Com experiência de mais de 5 anos, possui vasto conhecimento em produção de conteúdo. Desenvolvimento de campanhas de Google Ads (Adwords), Facebook Ads e Google Analytics.


Retrospectiva das atualizações do Instagram em 2021

13 dezembro 2021


Foto: USA Reiseblogger / Pixabay

No final de ano, é comum que as pessoas comecem a fazer suas retrospectivas para avaliar as coisas positivas e desafiadoras pelas quais passaram. E 2021 foi um ano cheio de mudanças, inclusive nas práticas de Marketing Digital. 

O Instagram é uma das principais plataformas de mídia social, com 1,22 bilhões de usuários ativos. Seu diferencial está na interatividade quase que instantânea e com a diversidade de conteúdo que possibilitou a ascensão de diversos influenciadores digitais.

O fato de ter se tornado uma grande plataforma de soluções comerciais e de interação fez com que o Instagram se reinventasse em 2021, trazendo novas ferramentas e recursos para facilitar o trabalho e a comunicação das pessoas usuárias.

Vamos ver as principais novidades que surgiram nesse ano e como essas melhorias transformaram o uso desse poderoso aplicativo no mundo todo.

Publicação pelo Computador

Das pequenas telas dos dispositivos móveis aos computadores. Agora o Instagram também pode ser utilizado pelo navegador da Internet com todas as suas funções, inclusive publicação de fotos e vídeos e interação via Direct Message (DM). 

Agora também é possível realizar a comunicação privada pelo Messenger do Facebook, pelo Instagram. Esta nova utilidade facilita a integração total das duas redes sociais, permitindo a comunicação com seguidores das duas redes, reações com emojis personalizados, resposta de mensagens específicas e figurinhas divertidas com selfies animadas.

Para ativar essa atualização, é só clicar no botão “atualizar”, permitindo a integração dessas plataformas.

Lançamento de Painel Profissional

As contas comerciais do Instagram agora possuem um painel profissional que permite mensurar as tendências com base na performance da conta. Também é possível encontrar dicas de especialistas do Instagram para que a pessoa usuária aproveite a rede ao máximo.

Uma das máximas do Marketing Digital diz que sem mensurar não é possível melhorar. O objetivo das ferramentas de métricas do Instagram é trazer mais visibilidade da estratégia de crescimento adotada por criadores de conteúdo.

Proteção à Crianças e Adolescentes

O Instagram divulgou novas políticas e privacidade que restringem a interação entre adultos e jovens dentro da plataforma. Basicamente, para que uma pessoa adulta envie uma mensagem direta para uma pessoa menor de idade, é preciso que eles estejam se seguindo mutuamente. As contas de jovens menores de 16 anos são pré-definidas como privadas automaticamente.

A informação de idade é acrescentada no momento de criação da conta no Instagram. Deste modo, ao tentar entrar em contato com crianças e adolescentes, a pessoa usuária recebe um aviso de que este recurso não está disponível, se não for um contato. Além disso, o Instagram envia mensagens com advertência sobre a utilização segura e consciente da plataforma, inclusive sobre o uso excessivo da rede.

Legenda nos Stories

A acessibilidade chegou ao Instagram através de um sticker que gera legenda automática nos stories. Por enquanto, o recurso só está disponível para a língua inglesa, mas tem sido aguardado ansiosamente no Brasil.

A ferramenta é capaz de reconhecer a fala de um vídeo e criar legendas sincronizadas, com a possibilidade de correção de alguma palavra mal detectada pelo leitor, além de ajustes de tamanho e fonte.

Para as pessoas com deficiência auditiva, esta é uma funcionalidade que representa um ganho para a inclusão e o respeito a todas as pessoas, garantindo que o conteúdo seja disponibilizado de forma mais democrática.

Compartilhamento de Links

Finalmente, o Instagram liberou o “arraste para cima” para todos. O que antes era um recurso restritor para contas com mais de 10 mil seguidores, agora é um sticker que pode ser posicionado em qualquer lugar dos stories, independente do número de seguidores.

Ao adicionar links externos aos seus stories, as pessoas usuárias podem direcionar seus seguidores para produtos, sites ou qualquer outro ambiente na Internet.

Outras funcionalidades como a aba de excluídos recentemente que recupera publicações apagadas equivocadamente, transmissões ao vivo com até 4 participantes e duetos de reels que competem com o Tiktok foram adicionadas ao Instagram.

Tudo isso para proporcionar uma experiência mais completa e de acordo com o objetivo de cada pessoa usuária. No retrospecto de 2021, muitas foram as vantagens adicionadas ao Instagram, fazendo da plataforma a quarta rede social mais usada pelo brasileiro, ficando atrás apenas do Facebook, Whatsapp e Youtube.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing?

Acesse o meu site: https://www.asmarketingmedico.com/

Ou siga meu instagram: https://www.instagram.com/asmarketingmedico/

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.