Reitor e prefeita de Arapiraca discutem ampliação de serviços para campus

06 mar 2013 - 15:45


Município demonstrou interesse em projetos culturais e convênios com a universidade.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, recebeu o reitor Eurico Lôbo e parte da equipe de gestão da Universidade Federal de Alagoas para ratificar as parcerias existentes entre a instituição e o município. A visita, realizada na última sexta-feira (1º), serviu como primeiro contato da Ufal com a nova administração da Prefeitura em busca da ampliação dos serviços existentes para servidores e estudantes do Campus Arapiraca. “Essa reunião é para firmarmos um compromisso que nós temos com Arapiraca, que começou na gestão de Ana Dayse e que deve ser fortalecido”, relatou Eurico Lôbo.

O reitor apresentou os números do Campus Arapiraca, como a contratação de 138 docentes e 54 técnicos desde a sua implantação em 2006, além dos investimentos a serem feitos pela universidade com a implantação de novos cursos. “Serão investidos aproximadamente R$ 16 milhões com a construção de dois blocos para laboratórios, outros dois de salas de aula e a Biblioteca Central”, assegurou. Eurico Lôbo lembrou que mais R$ 27 milhões serão investidos para a implantação do curso de Medicina até 2015 e o quadro de servidores também será ampliado com mais 60 docentes e 30 técnicos.

Foi para assegurar a permanência desses servidores na cidade que a pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Sílvia Cardeal, apontou o perfil do servidor da universidade. Ela iniciou a conversa sobre a futura implantação de uma creche infantil para atender os trabalhadores e estudantes, a partir de um convênio entre a Ufal e o município de Arapiraca, tal qual o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), existente no Campus A. C. Simões, em Maceió.

Apoios culturais e melhoria da infraestrutura

A partir da reunião, também foram solicitados apoios para o 4º Festival de Música da Ufal (Femufal), que terá uma etapa no dia 12 de abril, em Arapiraca; para o 12º Ato do Programa Ufal em Defesa da Vida, a ser realizado no próximo mês de maio; e 6ª Bienal do Livro, marcada para a acontecer em Maceió no final de setembro deste ano.

Presentes à reunião, os pró-reitores de Extensão, Eduardo Lyra, e de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, falaram da necessidade de projetos conjuntos entre a universidade e o Município de Arapiraca, para ampliar os serviços prestados à população. Tudo isso, a partir da oferta dos equipamentos culturais da Ufal e dos investimentos conjuntos em iluminação, limpeza urbana, calçamento, fornecimento regular de água e rede elétrica para o maior conforto dos estudantes.

“Viemos também lembrar a necessidade de capacitar os fornecedores locais para que eles possam participar dos processos licitatórios da instituição. Queremos que as empresas daqui ganhem os pregões para que os investimentos repercutam diretamente no desenvolvimento da região”, destacou Valmir Pedrosa.

Desafios urbanos

Acompanhada dos secretários municipais de Educação, Ana Valéria Peixoto; de Cultura, Tânia Santos; de Planejamento, Edna Pereira; de Limpeza e Iluminação, Rita Nunes, e de Saúde, Ubiratan Pedrosa, a prefeita relatou que sentia as mudanças provocadas pela implantação do campus da Ufal na cidade. Célia Rocha disse que na formação do Plano Diretor, do Plano Habitacional e da Conferência das Cidades serão feitos convênios para contratação de estágios com a Ufal. “Queremos aproveitar os estudos já produzidos pelos alunos de Arquitetura para pensar na urbanização da cidade. Queremos esse alunado envolvido com as mudanças. Hoje, Arapiraca tem problemas metropolitanos, mas uma mentalidade ainda provinciana, por isso usará dessas mentes produzidas na Ufal para solucionar os novos desafios”, destacou a prefeita.

O reitor Eurico Lôbo relatou o seu entusiasmo com aquele município. “A meu ver, Arapiraca tem o potencial de se transformar num grande polo de desenvolvimento do Estado e vir a ser, já nos próximos dez anos, a sede da Universidade do Agreste”.

Da Assessoria UFAL

Comentários