Quedas de sinal da TIM traz problemas para usuários em Santana do Ipanema

30 mar 2021 - 17:30


Sinal da rede TIM tem tido diversas quedas em Santana do Ipanema (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Moradores de Santana do Ipanema, que são usuários da operadora de telefonia TIM, têm relatado diversos problemas com o sinal de seus aparelhos nos últimos meses. Muitos desses clientes frisam que essas dificuldades deram início justamente após o incidente com as torres de celulares na Serra da Microondas, ocorrido em dezembro do ano passado (RELEMBRE).

Na semana passada e início desta semana, o site Alagoas na Net registrou a queda do sinal e falta do serviço em vários celulares. Na manhã do último sábado (27) praticamente nenhum celular da TIM funcionava. Somente na parte da tarde o sinal voltou a se estabelecer. Também no início das manhãs desta segunda (29) e terça-feira (30) aconteceram algumas quedas, em menor escala.

Nossa reportagem vem recebendo reclamações de alguns internautas, uma delas foi Regina Farias, que apontou o prejuízo dessas quedas. “Tenho familiares morando na zona rural e por causa da situação estão incomunicáveis. Eu estou na minha casa, isolada, não sei como estão meus pais, meus irmãos, ninguém, por irresponsabilidade de uma operadora que não dá a mínima para os milhares de usuários lesados”, disse ela.

A falta constante do sinal da TIM também chamou a atenção de vereadores santanenses. O parlamentar Roberto Oliveira (MDB) solicitou, através de um documento, que o Ministério Público tomasse alguma atitude diante da situação. “Após a procura de vários moradores, e até a minha experiência própria como usuário, decidi provocar o MP para tentar resolver esse impasse”, falou o edil.

Ação do MP e da Defensoria Pública

Em contato com a assessoria do MP, o site foi informado de que, após a comunicação do vereador, no início deste mês a promotoria local moveu uma Ação Civil Pública (ACP) contra a operadora TIM, além das outras empresas que fornecem o mesmo serviço no município. O processo também se refere a prestação de serviço em Olivença.

O número do processo é 0800007-25.2021.8.02.0055 e pode ser consultado no site do Tribunal de Justiça de Alagoas. Ao verificar os autos do ação, nossa reportagem pode constatar que a Defensoria Pública de Alagoas também já teria entrado com uma medida semelhante contra as operadoras, desta vez no mês de janeiro deste ano.

Respostas da TIM

Em busca de mais respostas sobre o problema, o site Alagoas na Net também entrou em contato com a empresa citada, que enviou uma nota informando seu posicionamento. Veja abaixo:

A TIM informa que está operando normalmente na cidade de Santana do Ipanema (AL). Alguns clientes da companhia podem ter enfrentado dificuldade de uso dos seus serviços nos dias 24, 27 e 28 de março, devido a sucessivos rompimentos de cabos de fibra óptica, que impactaram sites que atendem a região. A companhia ressalta que está atenta às demandas dos seus clientes e que faz o monitoramento constante do comportamento da sua rede, com o objetivo de realizar intervenções rápidas quando necessário, prezando pela máxima satisfação dos assinantes.

A empresa reforça, ainda, que as recentes falhas não têm relação com o incêndio que atingiu a torre localizada na Serra da Microondas, em dezembro de 2020. Apesar de a estrutura pertencer a outra operadora, a TIM possuía equipamentos de rede no local, por isso, equipes de manutenção da companhia agiram rapidamente, redirecionando o sinal para estruturas não atingidas e minimizando o impacto na prestação dos serviços aos clientes.

Por Lucas Malta / Da Redação

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