Projeto de preservação de nascentes no Alto Sertão de AL se encerra dia 17

10 dez 2019 - 10:17


Atividade de reflorestamento durante os Dias de Campo na Comunidade Quilombola da Serra das Viúvas, em Água Branca/AL (Foto: Equipe Renascendo)

O Projeto Renascendo realiza o encerramento de suas atividades e lançamento do livro “Nascentes Vivas no Sertão”, em evento que acontece no dia 17 de dezembro de 2019, às 09 horas, no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, em Piranhas/AL.

Para Maria do Carmo Vieira, coordenadora geral, “essa é a finalização de mais uma etapa, do esforço no sentido da recuperação e conservação da biodiversidade, de contribuição para a sustentabilidade hídrica da Bacia Hidrográfica do Baixo São Francisco.

Junto a isso foi feito um intenso trabalho de educação ambiental no sentido do empoderamento das pessoas, disseminação de hábitos saudáveis e dos cuidados com as nascentes recuperadas”, afirma. 

O Projeto Renascendo contou com 530 participantes diretos, dos quais 60% são mulheres, a exemplo de Lia Araújo, presidente da AMAQUI – Associação de Mulheres Artesãs Quilombolas Serra das Viúvas, em Água Branca/AL. “O Projeto teve um grande impacto na nossa comunidade, por ter recuperado uma fonte histórica, nossa melhor água, que é a Fonte do Pau D´alho, e ao darem oportunidade da gente ter autonomia nos ensinando a maneira de recuperar a nascente, o projeto deu independência ao transmitir pra comunidade esse conhecimento”, afirma Lia Araújo.

Segundo Pedro Lucas de Brito, superintendente de recursos hídricos da SEMARH/AL, as ações de recuperação de nascentes do Projeto Renascendo estão alinhadas com programas desenvolvidos pelo governo do estado, “nos comprometemos com o Renascendo e fizemos a análise da qualidade da água nas 25 nascentes recuperadas, através da parceria com o IMA – Instituto de Meio Ambiente de Alagoas, que disponibilizou o seu laboratório”, enfatiza. 

O Projeto Renascendo é realizado pelo Instituto Palmas, com o patrocínio da Petrobras. Tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU) e do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria com o IMA – Instituto de Meio Ambiente de Alagoas e as prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu/PE.

Atividade de reflorestamento na Comunidade indígena Pankararu da Tapera, em Tacaratu/PE. Ao todo foram plantadas 1.800 mudas, em mais de 8 hectares (Foto: Kaedla Menezes)

EVENTO

Encerramento e lançamento do livro: Projeto Renascendo: Nascentes Vivas no Sertão

Dia: 17/12/2019

Local: Centro Xingó de Convivência com o Semiárido

Horário: Das 9h às 13h

Por Assessoria

Comentários