Projeto Carroceiro VET Legal contempla bairro do Vergel do Lago

06 mar 2013 - 20:25


A ação de extensão é do curso de Medicina Veterinária, conta com parcerias locais e venceu o Prêmio Santander Universidades 2012.

Foto: Arquivo Alagoasnanet

Foto: Arquivo Alagoasnanet

O Grupo de Pesquisa em Equídeos (Grupequi), do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas, implantou nesta terça-feira, dia 5, no bairro do Vergel do Lago, o Projeto Carroceiro VET Legal para criação de uma associação dos que atuam nessa área e que fazem da atividade o meio de subsistência.

O projeto é coordenado pelo professor Pierre Escodro, conta com parcerias com ações de extensão consolidadas na capital e em vários municípios alagoanos, consolidando-se como importante campo de aprendizado dos alunos do curso de Veterinária.

Com a ação de extensão denominada de Projeto Pró-Carroceiros para criação de uma associação na região do Vergel do Lago, o objetivo é organizá-los e fortalecer a atividade profissional, incrementando renda e encaminhando os jovens para o agronegócio do cavalo. O professor Pierre Escodro adianta que dentre as atividades definidas no projeto está a realização de cursos para preparar os carroceiros para o mercado de trabalho.

O Projeto Pró – Carroceiros do Vergel do Lago tem como local o Posto de Saúde da comunidade Virgem dos Pobres e funciona diariamente. Conta com parceria da Unisol/Santander e o ano passado venceu, nessa categoria, o disputado Prêmio Santander Universidades Solidárias que disponibilizou bolsas não só para alunos do curso de Medicina Veterinária, mas também de Serviço Social e Direito. São parceiros da ação de extensão o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), Prefeitura Municipal de Maceió e Revista Brasileira de Medicina Equina.

O professor Pierre Escodro informa que a Cooperativa Agrária (www.agraria.com.br) da cidade de Guarapuava-PR, sensibilizou-se com o projeto, doando 2500 kg de ração a cada 60 dias, o que ajudará na alimentação dos animais e melhoria da qualidade de vida dessa população. “Estamos buscando para o Projeto Pró-Carroceiros do Vergel do Lago, a ampliação das parcerias voltadas mais às ações específicas e planejadas como: viabilização dos cursos profissionalizantes; doação de medicamentos e de insumos”, enfatiza.

Ações do Grupequi

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi), da Universidade Federal de Alagoas foi fundado em 2009 e é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conta atualmente com sete linhas de pesquisa e pesquisadores de vários centros de renome nacional. A sede do Grupequi é na Unidade de Ensino de Viçosa, onde funciona o curso de Medicina Veterinária.

O Grupo de Pesquisa atua na pesquisa em diversas áreas, tendo destaque no desenvolvimento de combinações farmacológicas de caráter inovador, técnicas anestésicas e cirúrgicas a campo e empreendedorismo da medicina veterinária na tríade educacional universitária.

Outro ponto forte do grupo é o caráter extensionista, sendo o Grupequi o mantenedor e organizador do Projeto de Extensão Carroceiro Vet Legal, que presta serviços veterinários aos equídeos carroceiros do Estado de Alagoas. O VET Legal busca melhorar a qualidade de vida da comunidade que sobrevive do equídeo, promovendo ações multidisciplinares.

O Grupequi conta com bolsistas de graduação, entre bolsas de Programas de Extensão, Pesquisa, Inovação Tecnológica e Auxílio Institucional, sendo um dos mais atuantes do país. Também é o responsável pela organização do Simpósio Alagoano de Medicina Equina (www.smpalmeq.webnode.com.br), de caráter bienal.

Comentários