Programa Ronda no Bairro é destaque no Jornal Nacional da TV Globo Matéria com mais de quatro minutos de duração ressaltou a efetividade do policiamento de proximidade promovido pelo programa do Governo de Alagoas

27 dez 2018 - 12:11


Matéria do Jornal Nacional apontou o Ronda no Bairro como um dos fatores que reduziram a 26% a violência em Alagoas (Foto: Márcio Ferreira e Reprodução TV Globo)

O policiamento de proximidade do Ronda no Bairro foi destaque no Jornal Nacional, principal noticiário da TV Globo. O programa foi apontado como um dos fatores que mais contribuíram para que Alagoas conquistasse o topo no ranking dos Estados que mais reduziram a violência nos noves primeiros meses desse ano, conforme o Índice Nacional de Homicídios. A matéria foi veiculada na edição da última sexta-feira (21) para todo o país.

Com mais de quatro minutos de duração, a reportagem que abordou a queda no número de mortes violentas no Brasil deu destaque para Alagoas devido à redução de 26% no índice de mortes violentas no país de janeiro a setembro deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os números foram levantados pelo G1, portal de notícias da Globo, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP).

A atuação do Ronda no Bairro, com policiamento de proximidade e ações sociais em oito bairros e três regiões comerciais e de grande fluxo da capital, foi um dos motivos apontados pela reportagem para essa conquista alagoana. À reportagem, a pedagoga maceioense Ruth Melo de Lima elogiou o programa do Governo de Alagoas. “A chegada do Ronda no Bairro é um divisor de águas. Antes era uma sensação de insegurança, de que o perigo estava sempre rondando”, disse.

O superintendente do Ronda no Bairro, coronel Silva, conta que, além do importante destaque nacional positivo, o programa conquistou também a admiração da população maceioense. “O Ronda é um dos programas do Governo estadual mais bem quistos pela sociedade alagoana e isso mostra que a atuação de nossos agentes de proximidade tem dado certo. É nesse policiamento próximo das pessoas, atuante e humanitário que acreditamos. Além de aumentar a sensação de segurança com a redução de assaltos à mão armada e a ônibus coletivos onde atuamos, também levamos ações sociais e culturais que promovem o bem-estar social de jovens, crianças e adultos alagoanos”, explica.

Prestes a completar um ano de atuação, o Ronda no Bairro atua nas em áreas comerciais da orla de Maceió, Centro e Jacintinho e, em breve deverá beneficiar novas localidades em Maceió e no interior do Estado. Composto por militares da ativa, da reserva remunerada e egressos das Forças Armadas Brasileiras, o contingente do programa é voluntário e atua no horário das 6h30 às 22h30, todos os dias.

Por Thiago Tarelli / Agência Alagoas

Comentários