Programa de Avicultura Familiar entrega aves para cidades do Sertão alagoano

06 Maio 2014 - 16:57


Produtores de Minador do Negrão, Cacimbinhas, Dois Riachos e Carneiros serão beneficiados com lotes de animais e ração, além de assistência técnica.

Foto: Adailson Calheiros / Agência Alagoas

Foto: Adailson Calheiros / Agência Alagoas

Nos dias 7 e 8 de maio, mais quatro municípios alagoanos serão beneficiados pelo Programa de Avicultura Familiar de Alagoas (PAF) com entregas de aves e ração. Minador do Negrão e Cacimbinhas receberão 30 aves de corte, 30 aves de postura e mais 120 kg de ração, referentes ao primeiro lote, no dia 7. No dia 8, é a vez dos municípios de Carneiros e Dois Riachos receberem o segundo lote, composto por 40 aves de corte e 80 kg de ração.

Em cada município, cinquenta produtores serão beneficiados. Os que recebem o segundo lote são os mesmos que já receberam o primeiro lote anteriormente. Por meio do PAF, além dos animais os produtores recebem ração, capacitação e assistência técnica.

De acordo com a gestora do Programa de Avicultura Familiar da Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário), Thaysa Novaes, a ideia é entregar animais e dar o apoio necessário para que os avicultores alagoanos consigam, por meio da avicultura familiar, gerar renda e oferecer mais qualidade de vida para sua família.

“A entrega das aves é apenas um ponto do programa. Queremos que os produtores enxerguem a possibilidade de mudar suas vidas, melhorando a qualidade da produção, comercializando o excedente e aproveitando as orientações durante as assistências técnicas e capacitações oferecidas pela Seagri e pelos parceiros”, explicou Thaysa.

O Programa de Avicultura Familiar é desenvolvido pela Seagri e faz parte das ações do Programa Alagoas Tem Pressa, além de contar com recursos do Fecoep. Mais de 50 mil aves já foram entregues, o que beneficiou cerca de 700 produtores alagoanos.

“O programa é mais uma ferramenta que o governador Teotonio Vilela e o vice, Thomaz Nonô, utilizam para dar mais oportunidades ao homem do campo e permitir que ele permaneça em seu lugar de origem, produzindo, gerando renda e mais qualidade de vida para ele e sua família”, destacou o secretário da Agricultura, José Marinho Júnior. “A expectativa é que o programa cresça e beneficie ainda mais pessoas”.

São parceiros do PAF o Instituto Globoaves, o Sebrae Alagoas (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas) e o Instituto de Ciência e Tecnologia de Alagoas (ICTAL).

Por Isis Correia / Agência Alagoas

Comentários