Programa Alagoas Mais Ovinos beneficia novas famílias em Mata Grande

10 fev 2013 - 15:26


Elas receberam 77 animais de genética melhorada para incrementar a atividade e gerar renda

Onze famílias de agricultores da zona rural de Mata Grande, no Sertão, foram beneficiadas com o repasse de 77 ovelhas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), numa ação do Programa Alagoas Mais Ovinos, por meio de um contrato de empréstimo. Os animais possuem uma genética melhorada e são crias das matrizes repassadas pela Seagri, em 2010, a outros produtores do município.

Assim como na primeira entrega, cada família recebeu sete ovelhas mestiças da raça Santa Inês e todas elas vão compartilhar dois carneiros reprodutores puros de origem. O objetivo é melhorar a genética dos animais a partir dos cruzamentos, aumentar a produção de carne e de couro e gerar renda para os produtores. O Alagoas Mais Ovinos é um dos projetos da Seagri no Alagoas Tem Pressa.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior, o Programa Alagoas Mais Ovinos já comprovou que é viável. “Todos os agricultores beneficiados são acompanhados por técnicos, recebem capacitação, aplicam o manejo adequado, produzem forragens e, em alguns municípios, o rebanho inicial que foi entregue já cresceu mais de 60%”, enfatizou.

“O governador Teotonio Vilela entende a importância da agricultura para Alagoas e para a vida desses produtores, que têm no trabalho no campo a sua vocação. Por isso, nos dá total apoio para conduzirmos esta e outras ações em prol da agricultura familiar e do fortalecimento das cadeias produtivas”, completou o secretário.

“Já tivemos a oportunidade de apresentar o Alagoas Mais Ovinos em reuniões fora de Alagoas, e isso chamou a atenção de criadores e especialistas do setor, principalmente por conta do monitoramento que fazíamos dos rebanhos, sempre avaliando o crescimento e o melhoramento genético”, frisou o secretário.

Resultados – Em 2010, 40 famílias de Mata Grande receberam 350 ovelhas. Pelas normas do programa, após um período de carência, elas devolvem dois animais por ano, até o total de sete, que são repassados pela Seagri a outras famílias que não foram contempladas na primeira etapa. A entrega dos animais em Mata Grande, nesta segunda fase, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), do secretário Hemmerson Alencar e dos técnicos Wagner Brito, Klébson, Jorge e Aline Melo.

Em todos os municípios onde atua, o programa já beneficiou mais de 800 famílias. Desse total, 740 receberam mais de 5 mil ovelhas, por meio de um contrato de empréstimo, ainda na primeira fase. As demais estão sendo beneficiadas com o repasse de animais oriundos das primeiras matrizes. O Programa Alagoas Mais Ovinos conta com a parceria do APL de Ovinocaprinocultura, da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), associações e cooperativas de produtores.

Agência Alagoas

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.