Professores podem fazer cursos gratuitos de libras e educação inclusiva

28 fev 2020 - 09:14


No total serão ofertadas 70 vagas, sendo 30 para prática de Libras e 40 para Surdez, educação inclusiva e acessibilidade (Foto: Valdir Rocha / Agência Alagoas)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), vai abrir inscrições para dois cursos gratuitos: “Prática de Libras” e “Surdez, Educação Inclusiva e Acessibilidade”. As matrículas ocorrem de 2 a 13 de março no próprio CAS, localizado na Rua Ernesto Gomes Maranhão, na Jatiúca, ao lado da Escola Estadual Rosalvo Lobo e da Feirinha da Jatiúca.  O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Os cursos são voltados para professores de todas as redes de ensino, preferencialmente pública e com alunos surdos. De acordo com a gestora do CAS, Flávia Barboza, no total, serão ofertadas 70 vagas, sendo 30 para Práticas de Libras e 40 para Surdez, Educação Inclusiva e Acessibilidade. Os cursos terão 80h aula cada e serão ministrados no próprio Centro.

“Nosso propósito é difundir a língua de sinais e, atendendo também às obrigações de nossa portaria, formar professores e a sociedade em geral”, destaca Flávia.

O CAS oferta também oferece à comunidade, semestralmente, cursos básicos de libras I e II, além de atendimento especializado a pessoas com surdez.

Documentação 

Serão exigidos os seguintes documentos no ato da inscrição: foto 3×4, além dos originais e cópia de RG, CPF, comprovante de residência, certificação como professor e declaração da instituição de ensino que atua.   

Libras na prática

Para o curso de libras, os candidatos também participarão de uma seleção, de 18 a 25 de março, conforme horário determinado no ato da inscrição. O resultado será divulgado no dia 01 de abril, e período de confirmação de inscrição será de 01 a 07 de abril, das 8h às 11h e das 14h às 16h. O início das aulas ocorre dia 08, das 14h às 17h. 

Já o curso de “Surdez, educação inclusiva e acessibilidade” começa dia 06 de abril, das 8h às 11h.

Por Manuella Nobre / Agência Alagoas

Comentários