Professor dos Estados Unidos fará palestras na Ufal

01 jul 2014 - 07:00


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) convida os alunos do curso e toda comunidade acadêmica para prestigiar duas palestras especiais que serão realizadas nos dias 9 e 10 de julho, às 14h, na sala do auditório de pós-graduação do IM. A palestra será ministrada pelo professor Brasilis Gidas, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos.

Serão apresentadas duas palestras, uma delas tratando do tema A estrutura matemática para o Reconhecimento Visão / Fala e Problemas Biológicos, com o objetivo de que a visão computacional é a construção de máquinas que ”interpretam” cenas, e fornecer descrições sucintas de contexto, ações e intenções. O objetivo no discurso do computador é análogo – “interpretar” acústico(voz) sinais.

A segunda palestra traz o tema O espectro de certos operadores integrais singulares em Hardy e tipo Sobolev Spaces, que trabalha o discurso do reconhecimento que levam a uma variante deste problema: buscar o “mais previsível” não-trivial funcional do “futuro” e sua melhor preditor no “passado”. A organização destaca que possivelmente a palestra será ministrada em português, visto assim o interesse do palestrante em incentivar os alunos.

Sobre o palestrante

O professor Gidas é um renomado matemático especialista em Equações Diferenciais Parciais e também em Matemática Aplicada, tendo contribuições nos seguintes temas: Visão Computacional, Reconhecimento de voz, Estatística Não-Paramétrica, e, nos últimos oito anos, em Biologia Molecular Computacional. Em sua visita à Universidade Federal de Alagoas ele proferirá uma palestra sobre cada área.

Por Emanuele Divino – estudante de Jornalismo da Ufal

Comentários