Professor da Uncisal organiza livro sobre adesão e acesso a medidas preventivas à covid-19 Vagner Herculano venceu edital da Edufal, em parceria com a pesquisadora Sheyla Fernandes

Eduardo Almeida / Alagoas

16 fev 2022 - 19:07


Foto: Assessoria / Uncisal

A adesão e o acesso a medidas preventivas à Covid-19 são tema de um livro organizado pelo professor e pesquisador da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) Vagner Herculano. O material, produzido em parceria com Sheyla Fernandes, reúne artigos de pesquisadores de diversas instituições do país e pode ser acessado gratuitamente pelo site da Editora da Universidade Federal de Alagoas.

Além de Vagner Herculano, outros dois integrantes da Uncisal participam da publicação: a professora Elaine Oliveira e o estudante de Medicina Maykon Wanderley estão entre os autores dos artigos “Acessos e barreiras da adesão ao comportamento de lavar as mãos como medida preventiva à Covid-19” e “Crenças acerca do distanciamento social como medida de proteção contra a Covid-19”, respectivamente.

Vagner Herculano, além de organizador do livro, aparece como autor dos artigos “Acesso e barreiras da adesão ao comportamento de lavar as mãos como medida preventiva à Covid-19” e “Prevenção à Covid-19: um diálogo entre a teoria da ação planejada e os métodos de mudança comportamental”.

O pesquisador explica que o livro é resultado de trabalhos desenvolvidos na primeira fase da pandemia de Covid-19 e que a relevância da publicação está no fato de reunir as perspectivas de integrantes de universidades de diversas regiões do Brasil. De acordo com ele, além de apresentar um olhar plural sobre a saúde pública, o e-book possibilita o intercâmbio de conhecimento entre instituições.

“O livro é organizado em parceria com a professora da Universidade Federal de Alagoas Sheyla Fernandes e reúne pesquisadores de diversas instituições, como a Uncisal e a Universidade de São Paulo, por exemplo. Essa parceria assegura não apenas a qualidade do conteúdo, mas possibilita a integração entre pesquisas desenvolvidas em todo o país”, conclui Herculano.

Comentários