Prefeituras recebem 1º FPM de julho 41,34% maior comparado a 2020 Até o momento, em todos os meses, o FPM tem sido maior que os repasses ocorridos em 2020.

12 jul 2021 - 07:36

Foto: Agência CNM

Municípios de todo o país receberam, na última sexta-feira-feira (9), o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1º decêndio de julho, no valor de 4,7 bilhões. Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), este repasse, comparado com o mesmo do ano anterior, apresentou crescimento de 41,34%. 

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, o primeiro decêndio representa metade do valor esperado para o mês inteiro. Os dados são calculados a partir do resultado do Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados (IR) e (IPI) entre os dias 20 e 30 do mês anterior.

Até o momento, em todos os meses, o FPM tem sido maior que os repasses ocorridos em 2020. Na mesma época do ano passado, os cofres municipais haviam recebido R$ 58,5 bilhões. De janeiro até agora, o Fundo dos Entes municipais já contabilizou R$ 76,3 bilhões.

Ainda com a inflação, o Fundo de 2021 está 22,48% maior e o 1% adicional de julho foi 15,85% superior. Esses valores e os demais repasses constitucionais podem ser conferidos pelos gestores locais no conteúdo exclusivo do site. Apesar dos aumentos, a CNM alerta para o incerto cenário econômico, que afeta os repasses dos Municípios.

Da Redação com Agência CNM

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.