Prefeituras alagoanas poderão ofertar serviços do INSS; entenda

06 maio 2019 - 23:30

Representante do INSS fez reunião com prefeitos alagoanos (Foto: Assessoria AMA)

Prefeitos de várias cidades alagoanas estiveram reunidos nesta segunda-feira (6) na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na capital Maceió, a fim de saber como prestar alguns dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos municípios que não possuem agências físicas.

O Gerente Executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros, apresentou os termos de um acordo técnico, que possibilita essa parceria, implantando uma estrutura que ofereça os serviços de uma agência. O município precisa disponibilizar um servidor, um computador e um scaner, enquanto o INSS fornece o software, a capacitação e faz a recepção dos documentos digitalizados e autenticados.

“O município oferecer tais serviços para o seu cidadão traz a possibilidade do dinheiro circular na própria cidade. Além de facilitar a vida dos cidadãos, a parceria permitirá, por exemplo, que os contribuintes possam fazer os acordos de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), entre outros benefícios”, afirma Barros.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, lembrou que essa aproximação com o INSS é de grande importância para os municípios e para a população. “Nós sabemos as dificuldades que as pessoas mais carentes têm de se deslocar para as agências do INSS e esse serviço aproxima o Instituto das pessoas. Sabemos que muitos prefeitos têm interesse no serviço mesmo sabendo que não é competência do município, mas sabemos que é algo que vai beneficiar a população mais pobre”, garantiu.

A presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Gizelda Lins, reforçou que a medida é importante para a população, mas pediu aos prefeitos atenção ao trabalho executado pela área. “Não podemos negar a série de benefícios que a medida vai trazer, mas precisamos de um olhar diferenciado com os funcionários da assistência para não sobrecarregá-lo”, destacou.

Da Redação com Assessoria AMA

Comentários