Prefeituras: 1º FPM de novembro teve alta de quase 20% em relação à 2017

12 nov 2018 - 08:30

Recursos chegaram na última sexta (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de novembro teve uma alta de quase 20% (exatos 19,76%) em comparação ao mesmo período de 2017. A transferência aconteceu na última sexta-feira (8) a todos as prefeituras do país.

O repasse total foi de R$ 4,7 bilhões e segundo a Confederação Nacional dos Municípios o primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30.

“Geralmente ele é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro”, indica os especialistas da CNM.

Cautela

Diante do valor acumulado do FPM em 2018, a CNM ressalta que é preciso planejamento e reestruturação dos compromissos financeiros das prefeituras para o fechamento das contas sem ônus para os gestores.

A entidade orienta que os prefeitos mantenham cautela e fiquem atentos ao gerir os recursos dentro do próprio mês, uma vez que os valores previstos sempre são diferentes dos valores realizados.

Como funciona?

O FPM não apresenta uma distribuição uniforme ao longo do ano. Quando avaliamos mês a mês o comportamento do Fundo nos repasses realizados nota-se que ocorrem dois ciclos distintos.

No primeiro semestre estão os maiores repasses (fevereiro e maio), mas no outro ciclo, entre os meses de julho a outubro, os montantes diminuem significativamente, com destaque para setembro e outubro.

Para conferir os valores de repasses de cada municípios, CLIQUE AQUI.

Da Redação com Assessoria CNM

Comentários