Prefeitura de Palmeira fará catalogação de 2 mil peças do Museu Xucurus

08 mar 2021 - 09:00

Museu Xucurus em Palmeira dos Índios (Foto: Victor Mota / Baixaki / Reprodução)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, dará início ao levantamento de todo o acervo do Museu Xucurus, a partir de um grupo de trabalho autorizado pelo prefeito Júlio Cezar. Atualmente, o Museu abriga peças sacras, indígenas e militares.

Em reunião realizada no último sábado (6), o prefeito Júlio Cezar, os secretários municipais de Cultura Cássio Júnio e de Administração Cinara Barbosa, a museóloga do município Caroline Freitas, a coordenadora municipal de Museus Arivoleide Surica e a servidora Edmara Santos discutiram como será feito o inventário e a catalogação dos artigos do Xucurus.

De acordo com o secretário de Cultura Cássio Júnio, esta é a primeira vez que será feito um levantamento de todas as peças do Museu Xucurus, que possui mais de duas mil peças e nunca havia sido feito um trabalho semelhante.

“Com  a chegada da museóloga Caroline, servidora efetiva aprovada em Concurso do nosso município, vamos trabalhar em conjunto. Ela já apresentou um modelo de ficha para catalogar todas essas peças, com nomes, datas de doação, por quem foram doadas, características e fotos de cada item”, explicou o secretário.

Os trabalhos também serão acompanhados pelo Conselho Municipal de Cultura, Fórum de Cultura, Ministério Público Federal e representantes da prefeitura. A expectativa é que todo o trabalho dure cerca de cinco meses, com o registro das duas mil peças que estão sobre a custódia do Museu,

“Será um grande grupo, unido para realizar essa ação. Este é o nosso trabalho e a nossa missão de cada vez mais elevar a cultura da nossa cidade e cada vez mais fazer valer o título que Palmeira recebeu de Capital Alagoana das Cultura”, disse o prefeito Júlio Cezar.

Por Lucianna Araújo / Assessoria

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.