Prefeito de Olivença anuncia emergência por desabastecimento de água De acordo com o gestor público, há localidades na cidade que estão há mais de 23 dias sem o precioso líquido.

15 jan 2021 - 11:00

Foto: Reprodução / Instagram

O prefeito do município de Olivença, Josimar Dionísio, usou suas redes sociais, nesta quinta-feira (14), para anunciar que estará decretando Estado de Emergência no abastecimento de água. De acordo com o gestor público, há localidades na cidade que estão há mais de 23 dias sem o precioso líquido.

Em vídeo no Instagram, Jó declarou “ter chegado no limite” e que agora estará cobrando providências da Casal. “A escassez de água é um problema que afeta toda nossa região, mas não há como justificar mais de 23 dias sem água nas torneiras de boa parte da nossa população”, disse o político.

Ainda na postagem, o prefeito cita o presidente da Casal, Clécio Falcão e o governador Renan Filho para que observem a situação que passa o município sertanejo. Veja abaixo o apelo feito pelo Chefe do Executivo Municipal.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Jó (Jovem de Bem) (@josimar_dionisio)

Respostas da Casal

O site Alagoas na Net entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casal, que respondeu dizendo que irá emitir uma nota, não comentando a fala do prefeito, mas esclarecendo a falta do desabastecimento na região (VEJA A NOTA ABAIXO).

A assessoria adiantou que há muito furto de água ao longo da adutora entre Olho d’Água das Flores e Olivença e que a Casal está tomando as providências. Outro ponto citado é uma obra realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Para a empresa, a melhoria do abastecimento passa por esse investimento.

NOTA DA CASAL

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que o abastecimento de Olivença ocorre por meio do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, cuja captação de água fica no rio São Francisco, em Pão de Açúcar, e atende ao todo 18 cidades.

Nesta sexta-feira (15), um dos motores da captação está em manutenção, enquanto o outro funciona normalmente, portanto, o abastecimento encontra-se com 50% da capacidade para todas as 18 cidades atendidas por esse sistema.

A previsão de normalização é nos próximos dias. Até lá, a Casal está efetuando manobras operacionais para manter todas as cidades abastecidas. Há ainda, na adutora que leva água para Olivença, desvios e furtos de água dentro de propriedades rurais, situação que já está sendo fiscalizada pela Companhia para, com isso, melhorar o abastecimento da cidade.

Em relação a Olivença, vale frisar que existe um rodízio entre as regiões dentro da própria cidade, em virtude da estrutura hídrica atual. Essa estrutura está sendo ampliada por meio de uma obra da Seinfra.

Ademais, a Casal coloca à disposição dos moradores, para denúncias sobre falta de água, vazamentos ou irregularidades, o Call Center 0800 082 0195, que atende todos os dias, das 7h às 20h, e o WhatsApp 98139-9892.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários