Prazo para declaração de vacinação de gado acaba dia 15 de dezembro

30 nov 2017 - 15:06

Criador deve ficar atento (Foto: Arquivo/Agência Alagoas)

Com a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa encerrada na quinta-feira  (30), a Adeal informa que o criador tem até o próximo dia 15 de dezembro para fazer a declaração da vacinação em qualquer escritório do órgão de defesa agropecuária.

Nesta etapa, a meta da agência era vacinar, aproximadamente, 500 mil animais – bovinos e bubalinos – na faixa etária de zero a dois anos de vida.

Para fazer a declaração é necessário o criador apresentar a nota fiscal da compra da vacina, além de documentos pessoais.

A Adeal informa ainda que, independentemente, de o produtor rural ter tido ou não animais vacinados nesta fase da campanha, ele deve comparecer aos escritórios do órgão para fazer a declaração de todo o rebanho.

O criador que não vacinou o animal durante o mês da campanha – realizada no período de 1º a 30 de novembro – deve regularizar o quanto antes a pendência junto ao órgão de defesa agropecuária.

Após pagar uma multa, o criador receberá uma autorização especial da Adeal para a compra da vacina em uma loja credenciada, agendando uma data para que técnicos da Adeal possam acompanhar a vacinação dos animais na propriedade.

Sem vacinar e ou declarar, o produtor rural fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e ou comercializar os animais.

No caso da não vacinação, o valor a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) ou R$ 242,90. Já a não declaração corresponde a uma multa de 30 UPFAL ou R$ 728,70.

Por Dorgival Junior / Agência Alagoas

Comentários