PRA LAVRA, PALAVRAS

2 janeiro 2022


Foto: M. Maggs / Pixabay

No último dia do ano, como que propositadamente elas faltaram. Elas fugiram. Não todas elas. Refiro-me as inusitadas, àquelas que nos sacodem, arrepiam-nos. Causam um frio na barriga assim que a vemos. Enfim, provocam o famoso “Insight” o estalo, o “eureka”! Aquela que faz a lampadinha acender sobre as nossas cabeças. 

“INSIGHT: substantivo com origem no idioma inglês que significa compreensão súbita de alguma coisa ou determinada situação. Também está relacionado com a capacidade  de discernimento, pode ser descrito como espécie de “Epifania”. Nos desenhos o “insight” é representado com uma lâmpada acesa a cima da cabeça do personagem. Indicando um momento único de esclarecimento em que se fez luz. Fonte: significados.com.br”

“EUREKA: Interjeição que significa “Encontrei” ou “Descobri” exclamação que ficou famosa mundialmente por Arquimedes de Siracusa. Do grego “heúreka”  pretérito perfeito do indicativo do verbo “heuriskéin” que significa achar ou descobrir. Supostamente pronunciada pelo cientista grego Arquimedes (287-212a.C.) ao descobrir como resolver um complexo dilema apresentado pelo rei Heirão, que queria saber se uma coroa encomendada ao ourives era de ouro puro ou se algum outro material de qualidade inferior entrara na sua composição. Fonte: significados.com.br”

Pois bem, em meio a uma trovoada de mensagens, a inundação de FELIZ ANO NOVO, FELIZ NATAL, FELIZ! FELIZ NATAL! NATAL, ANO NOVO, NOVO ANO! Ao qual naufragamos, submergimos, afogamos. Afogamos tristezas passadas, marcas do passado, sonhos que se foram. E emergimos de tudo isso, para um novo ano que daqui a pouco começa.

Vamos provocar: ANO NATAL FELIZ NOVO. A seu ver e ler este enunciado, sinceramente, pra você teria algum sentido lógico, tal construção léxico-gramatical? Pois então: Do ponto de vista prático, lhes digo que sim. Uma vez que tais palavras já fazem parte do nosso “ambiente linguístico” [termo criado agora pelo cronista]. Pela óptica do estilo prosaico não. Não teria sentido linguístico. No entanto, na poesia concebe-se perfeitamente como um verso.

Recorramos a música da saudosa cantora Cássia Heller [10/12/1962-29/12/2001] Quedei surpreso, ao ver a data que a famosa intérprete nos deixou. Foi pura coincidência, juro! Pesquisei enqnto compunha a crônica em tempo real.

“PALAVRAS AO VENTO

Ando por aí querendo te encontrar

Em cada esquina para em cada olhar

Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar

Que o nosso amor pra sempre viva

Minha dádiva

Quero poder jurar que essa paixão jamais será

Palavras apenas

Palavras pequenas

Palavras. 

Composição by Marisa Monte; Moraes Moreira. Fonte:  mus.letras.com.br” 

Lembrei agora de uma música religiosa que diz: 

Palavra não foi feita para dividir ninguém/ Palavra é uma ponte o amor vai e vem…

“A PALAVRA

Palavra não foi feita para dominar/ Destino da palavra é dialogar

Palavra não foi feita para opressão/ Destino da palavra é união

Palavra não foi feita para a vaidade/ Destino da palavra é eternidade

Palavra não foi feita pra cair no chão/ Destino da palavra é o coração

Palavra não foi feita para semear a dúvida a tristeza e o mal-estar

Destino da palavra é a construção/De um mundo mais feliz e mais irmão. Fonte: cifrasclub.com.br “A Palavra” Intérprete: Irene Gomes [compositor desconhecido pelo site]

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR O ANO

“-Amor hoje faz 30 anos que casamos. Vamos matar um peru.

-Não senhora. A pobre ave não tem a menor culpa por esse desastre.”

“Hoje é o último dia que bebo esse ano. Beber agora só ano que vem”

“Dois bêbados mijando no pé duma cerca. Olhavam o céu estrelado e  um comentou:

-Como é bom mijar naquilo que é nosso.

O parceiro quis saber:

-Essas terras são todas suas?

-Não, estou falando das minhas chinelas.”

Alguém com um foto de Zeca Pagodinho e Ronaldinho Gaúcho. Gostaria de jogar como o cara da DIREITA, mas só consigo beber igual ao da ESQUERDA.”

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.