Sobre Diógenes Pereira

Diógenes Rodrigues Pereira é Psicólogo Clínico, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Especialista em Avaliação Psicológica, Palestrante, Consultor Pessoal e Organizacional. Formado pelo Centro Universitário Cesmac (Maceió).


POR QUE O NÚMERO DE SUICÍDIO SÓ AUMENTA?

7 julho 2019


Segundo a OMS, 90% dos casos suicídio são evitados se for ofertado ajuda psicológica ao individuo (Foto: Pixabay)

Esse é um questionamento que muitos me fazem. Para responder essa pergunta, é necessário explicar alguns elementos que fazem esse tipo de morte se tornar tão crescente e com evidência midiática. 

Doença Mental – 90% das pessoas que cometem suicídio foram ou seriam diagnosticadas com alguma DOENÇA METAL, tais como: Transtornos Depressivos, Transtornos de Ansiedade ou Transtornos Psicóticos, e etc.

Atualmente o número de pessoas portadoras de alguma disfunção mental/emocional é gigantesco, e tende a aumentar pelo estilo de vida praticado pela sociedade. Outro aspecto importante que potencializa o numero de suicídio é o preconceito e a falta de informação sobre a Saúde Mental, a Saúde Psicológica e emocional ainda é muito negligenciada e ignorada. Esse é o primeiro fator que faz o suicídio só crescer.

Convívio Familiar – Abandono, indiferença, violência física, psicológica ou sexual, e etc.

A maioria das pessoas que comentem suicídio convive em conflito familiar, famílias vazias de afeto e sem referencia na educação dos membros. Esse é outro agravante para o número de Suicídio, pois na atualidade só aumenta o numero de famílias desintegradas emocionalmente e com ausência de gestão.

Acesso a Internet – o avanço tecnológico acessível a todos. 

Os dois primeiros tópicos crescendo a cada dia na sociedade, e o terceiro facilitando a veiculação das notícias, é natural que as informações sobre o suicídio cheguem rápido pela divulgação em massa. 

O tema morte incomoda muito, principalmente quando se trata do indivíduo provocar intencionalmente a sua própria. 

O suicídio acontece em todas as idades, muito embora a maior incidência esteja entre 15 e 29 anos. Ele também está presente em todas as classes sociais e em várias profissões.

A maioria da sociedade não tem interesse em conhecer o assunto. Muitas pessoas pensam que nunca vai acontecer na sua família, outras passaram e sente vergonha de falar sobre assunto. 

Diante de tantos fatos e ações destrutivos da vida, lhes convido a pensar na lógica da existência humana. 

Saber que somos seres com uma fantástica capacidade cognitiva e adaptativa, e temos a nosso alcance ferramentas tecnológicas sofisticadíssimas. É difícil acreditar que com essas e outros atributos a nosso favor, a maioria das nossas ações é prejudicial a nós mesmos e a quem está a nossa volta. 

Com isso permanece sendo TABU falar sobre suicídio, e a Saúde Mental continua sendo ignorada e negligenciada, o número de pessoas que adoecem e tiram a própria vida só aumenta. 

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos suicídio são evitados se for ofertado ajuda psicológica ao individuo que pensar em tirar a própria vida.

Por que o número de Suicídio só aumenta?

Em outra postagem anterior aqui no mesmo Blog, falo de maneira mais detalhada sobre as estatísticas do Suicídio. RELEMBRE.

Comentários