Polo agroalimentar de Batalha recebe doação da Seagri

05 set 2014 - 11:00


Foto: Ascom Seagri

Foto: Ascom Seagri

O Polo Agroalimentar de Batalha vai beneficiar famílias produtoras de leite da região da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados (CPLD). O espaço de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação foi criado em prol do desenvolvimento social e econômico do Sertão de Alagoas. A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), como parceira do projeto, contribuiu por meio de doações para a materialização do polo.

O espaço ocupará uma área de 1.900 m2 e disponibilizará os serviços de Agrometereologia, Biotecnologia, Certificação de Produtos e Análises Físico-Químicas. Para realizar o trabalho de capacitação e pesquisa, o Polo Agroalimentar conta com apoio do Sebrae, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Em Alagoas existe a presença forte da cadeia produtiva do leite bovino, respaldada no processo histórico de colonização do agreste e sertão do Estado, devido à ocupação e exploração da terra por grandes proprietários. Eles difundiram na região a produção da bovinocultura leiteira, que até hoje é marca da identidade da produção pecuária.

O número de produtores cresceu, o preço do leite caiu, bem como a qualidade. O Governo de Alagoas, por meio da Seagri desenvolveu políticas públicas para reestruturar a produção e fomentar a comercialização do leite no Estado, principalmente nos municípios da Bacia Leiteira.

O Programa Alagoas Mais Leite atua na promoção da qualidade do produto por meio de quatro eixos: gestão da unidade produtiva, nutrição adequada, melhoramento genético constante e qualidade do leite. O Polo Agroalimentar de Batalha atua nesses quatro eixos. “Os laboratórios darão suporte à análise do leite e serão de grande ajuda na elaboração de dieta de ruminantes. Também temos uma clínica veterinária, que está pronta para prestar serviço aos 1.500 produtores da bacia leiteira, e um laboratório para reprodução animal”, destacou Renato Carvalho, diretor de Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário.

Durante solenidade, o governador Teotonio Vilela, o secretário de Agricultura José Marinho e o prefeito de Batalha Alóisio Rodrigues, assinaram um termo de concessão de uma moto para ajudar no escoamento da produção. Foram doados ainda mil doses de sêmen e um balde criogênico para uso do Polo Agroalimentar de Batalha, em benefício dos produtores da agricultura familiar da região.

“Estamos trazendo tecnologia ao pequeno produtor para que, por meio do melhoramento genético, a cadeia produtiva do leite, em longo prazo, tenha mais qualidade genética no rebanho e, consequentemente, no leite produzido”, afirmou o secretário José Marinho. A Seagri também atua no polo com uma clínica veterinária que está sendo concluída.

O Polo Agroalimentar é uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Seagri, em parceria com Sebrae, Emater, Ifal, Ufal, Uncisal e Uneal. Os recursos são oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep/MCTI) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Por Mariana Vasconcelos / Agência Alagoas

Comentários