PMDB em Alagoas obtém o melhor índice de prefeitos eleitos no Brasil

10 nov 2012 - 14:49


Foto: Assessoria

Alagoas é o Estado em que o PMDB obteve a melhor performance no número de postulantes ao cargo de prefeito que saíram vitoriosos nas urnas. De 39 candidatos, 25 foram eleitos, um índice de 64%. Com 56%, o partido registrou o segundo melhor aproveitamento na Paraíba, seguido de Roraima com 53%. Os números foram apresentados no encontro “Tecendo a Rede – Formando um novo cidadão” realizado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), na quarta e na quinta-feira, em Brasília.

A representação alagoana presente ao evento, no Hotel San Marco, ficou feliz com o estudo apresentado pela FUG. “Ficamos regozijados com o desempenho do nosso partido em relação aos demais estados”, disse o presidente estadual da FUG, Sabino Fidélis, atribuindo ao senador Renan Calheiros, presidente do partido em Alagoas, e a todos os demais peemedebistas este momento histórico e de aceitação da sociedade vivido pela sigla.

O encontro, com a participação de peemedebistas de todo o Brasil, com a presença do presidente nacional do partido, em exercício, Valdir Raupp (PMDB-RO), o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente da FUG, deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), entre outras lideranças nacionais, serviu também para um balanço dos cursos da FUG e seus avanços nas eleições municipais, assim como a definição do plano de ações para 2013 e a promoção de palestras e cursos sobre gestão pública.

Antes dos números apresentados pela FUG, a representação do PMDB alagoano no encontro mostrou que o partido conquistou o maior número de prefeituras nas eleições deste ano no Estado: 25, o equivalente a 24,51% das 102 cidades alagoanas. Elegeu ainda 18 vice-prefeitos, um avanço de 50% em relação a 2008, quando elegeu 19 prefeituras – 18,63% – e 12 vice-prefeitos, equivalente a 11,76% do Estado.

O crescimento no número de vereadores do PMDB foi também acentuado. O partido conquistou 110 cadeiras no legislativo municipal, um acréscimo de 28% em relação a 2008. Fez a maior bancada em Maceió (três vereadores), em Arapiraca (quatro) e Palmeira dos Índios (quatro). Estas cidades representam três dos maiores colégios eleitorais do Estado. Em Japaratinga, um caso singular: das nove vagas, o partido ficou com seis cadeiras.

Outros destaques apresentados no encontro da FUG pelo PMDB alagoano foi a criação dos núcleos do PMDB Jovem, PMDB Mulher e a preparação dos candidatos através dos cursos da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), considerados de fundamental importância para o êxito do partido nas eleições deste ano. O PMDB Jovem, por exemplo, elegeu os prefeitos de Feliz Deserto, Coité do Nóia, São José da Laje, Novo Lino e Igaci. Fez ainda o vice-prefeito de Arapiraca, com a eleição de Yale Fernandes. A implantação do PMDB Mulher contribuiu para a eleição de cinco prefeitas, entre elas Juliana Almeida, em Mar Vermelho, presidente estadual do núcleo. O número de vice-prefeitas aumentou 100%, de dois para quatro. A vereadora mais votada em Arapiraca, Aurélia Fernandes, também pertence ao PMDB Mulher.

Além do presidente estadual da FUG, participaram do evento nacional, como representantes do PMDB em Alagoas, o vice-prefeito eleito de Arapiraca, Yale Fernandes; Márcia Marcolino, secretária administrativa do partido; professor Abel e Josivan Vital, coordenadores da FUG em Alagoas. A comitiva alagoana também participou da inauguração do busto, no Bosque dos Constituintes, em memória aos 20 anos de seu falecimento.

Por Assessoria

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.