Plano safra da pesca é apresentado em Barra de Santo Antônio

08 fev 2013 - 08:42


Lançado pelo governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Plano Safra da Pesca e Aquicultura foi tema de um encontro, nesta quinta-feira, no município da Barra de Santo Antônio, com representantes da Colônia de Pesca Z-14, do Banco do Nordeste (BNB), prefeitura local, sob a coordenação do superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Alagoas, Cícero Dantas.

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa do Governo Federal para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de créditos para o aumento produção e geração de emprego e renda e tem como objetivo estimular a produção nacional do pescado e promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca, aumentando a renda do pescador.

Como explica o superintendente da pesca em Alagoas Cícero Dantas, o propósito do encontro com representantes da Colônia de Pescadores da Barra de Santo Antônio é colocar em prática e viabilizar a operacionalização do Plano Safra da Pesca e Aquicultura com linhas de créditos para o segmento. “A meta do Ministério da Pesca e Aquicultura, estabelecida pelo Ministro Marcelo Crivela, por meio da sua Superintendência em Alagoas, é implementar a política de fomento que visa o aumento do consumo e a produção do pescado no estado”.

Cícero Dantas esclarece ainda que as linhas de créditos que estão sendo oferecidos, por intermédio das instituições bancárias oficiais, servirão entre outras, para renovação da frota de embarcações, modernização dos barcos e aquisição de equipamentos. “As medidas visam, sobretudo, para o fortalecimento das atividades pesqueiras e a geração de renda do pescador artesanal”, assegura o superintendente federal da pesca em Alagoas.

Para Carlos Novaes, representante do BNB, o propósito do financiamento é oferecer as melhores condições de crédito aos micros, pequenos, médios e grandes produtores de pescado. “Estamos ofertando uma excelente oportunidade para os produtores e que tem interesse em ampliar suas atividades pesqueiras”.

Com vistas à modernização da frota de embarcação no município, a prefeitura da Barra de Santo Antônio já deu início a construção de um muro de proteção na orla. “O objetivo é garantir melhores condições de trabalho aos pescadores e aumentar a vida útil das embarcações”, afirma Ernando Pinto, secretário municipal de pesca.

Para o encontro, também foi convidada a Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura que enviou técnicos para dar orientação e assistência técnica aos pescadores. “Nossa missão é apoiar a execução do plano e oferecer assistência às demandas apresentadas pela Colônia Z-14”, explica Patrícia Carneiro.

Por Assessoria

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.