Placa Mercosul: Alagoas vai pedir adiamento ao Denatran

22 jan 2020 - 10:15


Detran vai solicitar adiamento por 60 dias do prazo para implantação da placa do Mercosul; medida é para carros novos e transferidos (Foto: José Cruz / Agência Brasil)

Começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os Estados do país. No entanto, em Alagoas, apesar do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) afirmar que já está com todos os requisitos técnicos para implantação da nova Placa de Identificação Veicular (PIV), de acordo com a resolução n° 780, criada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o órgão vai requerer ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) o adiamento do prazo por 60 dias para implantação da medida.

De acordo com informações do Detran, para o início do processo existem circunstâncias que não são de responsabilidade da autarquia “como é caso do mercado de estampadores (antigas casas de placas) que solicitaram a prorrogação do prazo, em razão de documentação e impactos relativos ao custo na infraestrutura necessária’’.

Diante disso, a direção do órgão reforça que vai solicitar ao Denatran maior prazo, e só depois todas as informações referentes à mudança, serão divulgadas para a população pelos canais oficiais do Detran/AL e pela imprensa, lembrando que o início do processo será apenas para os carros novos.

O órgão estadual disse ainda que o valor das placas serão estabelecidos pelo mercado, com livre concorrência, como já funciona atualmente sem interferência no valor das taxas dos serviços do Detran/AL. Atualmente, os valores estão variando entre R$ 120 e R$ 150. As taxas podem ser aplicadas em casos como transferência de veículo, troca de estado ou município, e por desgaste.

Veja a matéria completa no TRIBUNA HOJE.

Comentários