PIB alagoano de 2010 aponta crescimento real de 6,8%

23 nov 2012 - 15:42

Foto: Ilustração

O Produto Interno Bruto, PIB, do Estado de Alagoas atingiu em 2010 o montante de 24 bilhões e 575 milhões de reais. Este resultado representa um crescimento real de 6,8% em relação ao ano de 2009. Os números foram divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Seplande, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Na composição setorial, o PIB de Alagoas de 2010 apresentou um crescimento real de 12,7% da área industrial e 7,1% do setor de serviços. Somados, eles correspondem a 93,7% do Valor Adicionado – descontando o imposto líquido – do Estado. O setor agropecuário, responsável por 6,73% do total, apresentou um decréscimo de 7,6%. “Os números mostram que o trabalho para o fortalecimento do setor químico-plástico que os parceiros da Cadeia Produtiva estão realizando está no caminho certo. Trabalhamos com uma perspectiva de crescimento ainda maior para os próximos anos, tendo em vista que a produção vem aumentando com a chegada de novas indústrias de médio e grande porte”, declarou o secretário Luiz Otavio Gomes.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS

As obras de implantação da Central de Tratamento de Resíduos, que será implantada no município de Pilar, terão início no próximo mês. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa URCD Ilha Grande, Mário Edson Carvalho, durante reunião, nesta quinta-feira, com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. Composta por equipamentos que irão tratar todos os tipos de resíduos industriais e domiciliares urbanos, a CTR possui um investimento total de 80 milhões de reais. De acordo com o empresário, as operações serão iniciadas em junho de 2013, empregando diretamente 80 trabalhadores. Durante as obras, a CTR vai gerar 200 postos de emprego na área da construção civil.

DESTINO ALAGOAS

O destino Alagoas continua, cada vez mais, sendo divulgado nos principais centros emissores de turistas nacionais. Desta vez, a cidade escolhida foi Cuiabá, no Mato Grosso, onde, na próxima terça-feira, a Secretaria de Estado do Turismo realiza o Workshop Alagoas, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABIH-Alagoas e Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió. A ação promocional acontece, a partir das sete da noite, no Canela Fina Restaurante & Lounge, point gastronômico de Cuiabá, com a presença do trade turístico local, oportunidade em que serão divulgadas as campanhas da Copa do Mundo de 2014 e do Réveillon, além da distribuição de material promocional de Alagoas. E o superintendente de Marketing da Setur, Paulo Kugelmas, anuncia para o início de dezembro um voo fretado semanal, de Cuiabá para Maceió, operado pela Gol, com 180 passageiros, que se estenderá até o Carnaval.

ARTE E TECNOLOGIA

A Secretaria de Estado da Cultura, através do Pontão Guerreiros Alagoanos e em parceria com a Fundação Nacional de Artes, realiza desta segunda até o próximo dia 30, a oficina “Por uma multimídia pessoal: oficina de arte & tecnologia”. Serão oferecidas duas turmas e as oficinas acontecem no Centro de Belas Artes de Alagoas, Cenarte localizado na Avenida Pedro Monteiro, 108 – Centro. A oficina será ministrada por Frederico Dalton, do Rio de Janeiro, que tem pós-graduação em vídeo e fotografia na Academia de Arte de Düsseldorf, na Alemanha. O curso é destinado a artistas e estudantes de arte, fotógrafos e demais interessados. Para participar da oficina é preciso ser maior de 16 anos. Não é necessária experiência anterior na criação de arte & tecnologia. As inscrições podem ser feitas por telefone, através do 3315-7867 ou na Superintendência de Formação e Difusão Cultural, na sede Secult, no antigo Palácio Floriano Peixoto, Centro.

DESABASTECIMENTO TABULEIRO

O bairro Clima Bom, os conjuntos Medeiros Neto, Santos Dumont, Eustáquio Gomes e Santa Maria, além do loteamento Esplanada e região da Feirinha do Tabuleiro, no Tabuleiro Velho, em Maceió, estão com deficiência no abastecimento de água nesta sexta-feira. O motivo é a manutenção do aqueduto Catolé-Cardoso, na localidade Goiabeiras, no bairro Fernão Velho. Uma equipe técnica da Unidade de Negócio Benedito Bentes, da Companhia de Saneamento de Alagoas, Casal, está realizando o trabalho e a previsão é de que o serviço seja concluído até o final da tarde desta sexta, quando o fornecimento de água começa ser retomado. Porém, a normalização do sistema somente ocorrerá num prazo de 12 horas.

GOVERNO E CODEVASF

Mais de 300 famílias do Arranjo Produtivo da Cooperativa dos Produtores do Projeto Marituba, Coomarituba, em Penedo, serão beneficiadas diretamente com ações de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, com apoio da Cooperativa Pindorama. Como parte da parceria, já foram adquiridas, por meio de licitação, 400 novilhas e vacas de primeira cria, da raça Girolando, para servir como matrizes e impulsionar a pecuária de leite na região. Os animais serão entregues na próxima terça-feira, a partir das dez da manhã, na sede da cooperativa Marituba, em Penedo. O convênio também tem o apoio do Sebrae/Alagoas, da Prefeitura Municipal de Penedo e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento,

AGENTES DA PAZ

As cem vagas disponibilizadas para o curso de formação de Agentes da Paz em Palmeira dos Índios foram rapidamente preenchidas, lotando o auditório da OAB para a sensibilização nos temas de cultura de paz que começaram na quarta-feira e encerraram-se na próxima semana, promovido pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz. Na abertura do curso, o secretário Jardel Aderico, titular da Sepaz, destacou que a grande busca pela participação só reforça a ideia do Governo do Estado em interiorizar as ações de cultura de paz. Os participantes do curso são estudantes, professores, líderes comunitários e religiosos que participam gratuitamente e voluntariamente da formação enquanto Agentes da Paz.

EXÉRCITO SEGURANÇA

O secretário da Defesa Social, Dário Cesar, representou o governo do Estado na solenidade militar realizada nesta sexta-feira no Quartel do Batalhão de Infantaria Motorizado. Na solenidade, foram feitas homenagens e entrega de diploma a diversas personalidades consideradas amigas do Exército Brasileiro. “Somos imensamente gratos a todos que ajudaram para que a missão fosse cumprida com profissionalismo e eficiência”, disse o comandante do Quinquagésimo Nono BIMtz, coronel Frederico Pinto Sampaio, ressaltando a integração entre as forças de seguranças estaduais e federais em Alagoas.

FEIRANTES DE MACEIÓ

Organização e união são as próximas metas dos feirantes do bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió. Visando fortalecer o setor, representantes dos trabalhadores da feira livre se reuniram, nesta semana, com a equipe da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas para tratar da formalização e composição de uma associação. Na ocasião, foram apresentadas as informações completas para a formalização da entidade e sanadas todas as dúvidas dos feirantes. A Desenvolve, além de apoiar a movimentação para composição da associação, irá auxiliar os feirantes na elaboração do estatuto social.

SEAGRI E AGÊNCIA ESPANHOLA

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, e o diretor no Brasil da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Jésus Molina, fizeram uma avaliação positiva da parceria entre as duas instituições em prol das cadeias produtivas do leite e da ovinocaprinocultura. Eles participaram de uma reunião do Comitê Gestor do Convênio, na sede da Seagri, na quarta-feira, acompanhados por técnicos das duas entidades, da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, do Instituto Ambiental Brasil Sustentável e da Agência Brasileira de Cooperação, que são parceiros da iniciativa. O objetivo do convênio firmado entre Seagri e AECID é melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes dedicadas ao setor agropecuário, com aumento do valor agregado dos produtos e capacitação dos técnicos.

CARTILHA MARIA DA PENHA

Como parte da programação da “Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher”, a secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, e a superintendente de Promoção de Políticas para as Mulheres, Solange Viégas, vão realizar a distribuição de cartilhas e panfletos sobre a Lei Maria da Penha. O ato ocorre a partir de nove da manhã, desta segunda-feira, no centro do comércio de Maceió, onde serão instaladas tendas para a distribuição de material informativo sobre enfrentamento da violência contra mulher. A programação segue com a realização de palestra sobre violência contra a mulher em várias entidades de Maceió e instituições de outros municípios, a exemplo do Pilar, Jaramataia e Igreja Nova. As atividades serão encerrdas no dia 10 de dezembro com a inauguração do Centro de Referência em Direitos Humanos. O equipamento será entregue pela secretária Kátia Born e funcionará no antigo Hotel Beiriz, situado na rua João Pessoa, Centro de Maceió.

Por Agência Alagoas

Comentários