Pesquisas de estudantes da rede estadual se destacam em Feira da USP

21 mar 2013 - 16:05


Foto: José Demétrio

Foto: José Demétrio

Trabalhos de pesquisas em iniciação científica de estudantes das escolas estaduais Izaura Antonia de Lisboa, localizada em Arapiraca, e Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa da Canoa, se destacaram em meio aos diversos estudos de toda parte do Brasil expostos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), ocorrida no período de 12 a 16 de março. Quatro projetos apresentados pelos alagoanos alcançaram notoriedade durante a feira, acarretando no convite e pré- credenciamento para a participação em edições de eventos semelhantes.

Dentre os credenciamentos, dois trabalhos foram convidados para serem apresentados em um fórum no Reino Unido, dois no Peru e um em Portugal. No âmbito nacional, três projetos receberam pré-credenciamento para a Expo Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (Milset), que será realizada no período de 20 a 24 de maio, em Fortaleza (CE); três foram convidados para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), em Recife (PE) e outros dois foram pré-selecionados para as mostras do Movimento Científico Norte Nordeste (Mocinn) e Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão (Fecitec).

Os estudantes desenvolveram projetos com alternativas para cólicas renais, sedimentação de resíduos sólidos em águas turvas, formicidas naturais para matar formigas e produção para pomadas e sabonetes à base de sambacaitá. São produtos criados a partir de observações sobre a realidade das regiões em que moram.

A professora de Química das duas unidades de ensino, Nadja Alves de Souza, foi responsável pela orientação dos quatro projetos científicos que foram convidados por credenciamentos nacionais e internacionais na Febrace.

“É muito gratificante ver o esforço e dedicação a trabalhos como esses. Os projetos que se destacaram vão possibilitar oportunidades de ampliação do conhecimento para os estudantes, além de novas experiências e contato com outras culturas”, disse Nadja.

Trabalhos internacionais

Premiado no Encontro de Iniciação Científica (EIC) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Palmeira dos Índios, o projeto intitulado “A sedimentação de resíduos sólidos presentes em águas turvas de pequenas comunidades utilizando a semente da moringa oleífera lam”, desenvolvido pelo estudante Johnny Pereira Gomes, da escola Nossa Senhora da Conceição, foi uma das duas pesquisas pré-selecionadas para o London Internacional Youth Science Forum (LIYSF), o mais prestigiado fórum científico juvenil do mundo, que ocorre na capital britânica de julho a agosto, no Imperial College.A outra pesquisa foi o estudo “Costus spiralis: uma alternativa para aliviar as cólicas renais”, dos estudantes Claudeberg Bem Pantaleão e José Anderson de Farias Silva e co-orientado por Karine de Queiroz Martins.

No ano passado, o projeto da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa sobre a extração de corantes naturais a partir dos frutos verdes do jenipapo representou a rede pública estadual no fórum londrino.

Já o projeto Produção de pomada e sabonetes à base de sambacaitá, dos alunos Carlos Henrique e Carlos André, da escola Nossa Senhora da Conceição, foi convidado para exposição no Peru, enquanto o estudo que desenvolveu um remédio natural para matar formigas, intitulado “Produção de formicida natural de baixo custo à base de alho e cravo da Índia”, dos alunos Manoel Roberto e Afonso Pereira, da Escola Izaura Antônia de Lisboa, recebeu pré-credenciamento para exposição em feiras no Peru e Portugal.

Por Agência Alagoas

Comentários