Pesquisadores da Faculdade de Letras lançam livro sobre Linguagem Obra abrange publicações de discentes e docentes e apreende diversos olhares sobre a relação língua e sociedade

28 abr 2021 - 22:30

Foto: Divulgação

Lançada este mês, a obra Estudos da linguagem: abordagens metodológicas e perspectivas teóricas, que possibilita a apreensão de diferentes olhares sobre a relação língua e sociedade. O título tem 16 capítulos que abordam um período histórico em que as tecnologias agregam diferentes povos, evidenciando as diversidades e desigualdades que os perpassam, ainda que, por vezes, busquem silenciá-las sob a determinação de uma ordem contraditoriamente homogeinizante.

“Suas autoras e autores, através dos fios discursivos, linguísticos, literários, desvelam outros sentidos da realidade, indicando outras possibilidades de sentir, de ser e de atuar em sociedade, incluindo a sala de aula, a partir da Análise do Discurso, da Linguística Aplicada, da Sociolinguística, da Pragmática, da Literatura, funcionando, pois, como espaços de resistência ao revelar a diversidade do que há e do que poderá ser”, explicou a professora Simone.

Construída sob essa perspectiva, a obra busca levar à reflexão do funcionamento da língua, compreendendo-a como um processo por meio do qual o sujeito faz história. A ideia é reunir discentes do PPGLL com alguns professores cujo objetivo de publicar suas pesquisas de mestrado e doutorado.

Para adquirir a obra, clique aqui.

Por Assessoria 

Comentários