Pesquisador da Emater orienta, no Sertão, plantio de sementes de sorgo

17 Maio 2013 - 11:31


Palestra abordará como plantar, em que condições de solo, quantidade de água necessária e processo de silagem

GEDSC DIGITAL CAMERAApós a distribuição de sementes realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), a equipe técnica do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) entra em campo. Na quarta-feira (22), agricultores do Sertão participam, às 9h, no escritório Regional da Emater em Santana do Ipanema, da palestra do pesquisador Fernando Gomes, mestre em fitomelhoramento.

Na apresentação, o pesquisador que comanda o estudo sobre a avaliação de Genótipos de Sorgo para o Semiárido Alagoano irá explicar o manejo da cultura. Serão abordados os tópicos como plantar, em que condições de solo, a quantidade de água para que o material se desenvolva bem e o processo de silagem. Para Fernando Gomes, o sorgo vem se apresentando como uma cultura estratégia na produção de forragem e manutenção dos rebanhos.

“Nossa preocupação é com o desenvolvimento da cultura para que os agricultores consigam alimentar seus animais aproveitando as chuvas que caem este mês. Vamos mostrar a forma corretar de plantar a semente, a época certa de colher e como preparar o silo. Estamos disseminando o conhecimento da pesquisa e cumprindo a missão da Extensão Rural”, destacou.

Em Santana do Ipanema, a Emater possui um campo experimental que desenvolve pesquisas sobre palma, sorgo e milho, além de abrigar pesquisas em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A área possui 180 hectares com as culturas já mencionadas e uma área de mata preservada.

Agência Alagoas

Comentários