Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil será realizada este mês em Alagoas

06 nov 2012 - 14:49

Chegou a hora da Enfermagem brasileira se conhecer de verdade. Está sendo realizada a pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil”, que é um estudo completo para conhecer todos os dados relacionados à Enfermagem no país.

A pesquisa será realizada em todo o território nacional pelo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e do Ministério da Saúde, sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Para compor a amostra do estudo, foi realizado um sorteio entre todos os profissionais de Enfermagem do Brasil. Os selecionados deverão responder a um questionário que chegará a suas residências pelos Correios ainda este mês, com questões que irão traçar o perfil e verificar a realidade da profissão, com dados precisos.

Para ter validade estatística, todos os selecionados para participar da pesquisa devem responder aos questionários e enviá-los pela Internet ou Correios, sem custo de postagem.

Em Alagoas, a pesquisa será desenvolvida sob a Coordenação do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL), por meio do seu Conselheiro Secretário, o enfermeiro Francisco Brandão. Francisco revelou que o COREN-AL estará empenhado em realizar a pesquisa em Alagoas. “Trata-se de um estudo muito importante, pois além de traçar um perfil detalhado da Enfermagem, fornecerá dados para subsidiar as políticas públicas relacionadas à profissão”, revela. “Hoje, quando vamos reivindicar melhorias para a profissão, sejam as questões salariais ou de condições de atendimento à sociedade, nós ainda não temos dados oficiais que possam corroborar as lutas da Enfermagem”, explica o Conselheiro.

O COREN-AL está à disposição para esclarecer todas as dúvidas e ajudar a todos os selecionados a responderem ao questionário da pesquisa. O COREN-AL fica localizado na Rua Dr. José Bento Júnior, 40, Farol. Seu telefone de atendimento é o (82) 3221-4118. As dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail secretaria@corenalagoas.org.br

Maiores informações, pelo site www.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem.

Por COREN-AL

Comentários