Perfil falso engana internautas usando suposta inauguração em Santana

18 jan 2020 - 13:48

Golpe de perfil no Instagram é mais comum do que se parece (Foto: USA-Reiseblogger por Pixabay)

Uma prática rotineira, mas que ainda consegue enganar um monte de gente está circulando no aplicativo Instagram. Um perfil falso está usando o nome da grande rede de supermercados para angariar seguidores no Sertão de Alagoas.

A conta @atacadao.santana postou recentemente três imagens anunciando um sorteio para celebrar uma nova sede na cidade. A informação, notadamente falsa, serve para ludibriar os internautas, dizendo que vai dar prêmios a quem seguir e compartilhar o perfil.

O site Alagoas na Net entrou em contato com um especialista em mídias sociais, que explicou que essa prática de perfis falsos tem sido muito comum, mas é bem fácil de se identificar, a começar fazendo uma rápida pesquisa no próprio Instagram.

“As pessoas infelizmente caem nesse golpe por um descuido bobo. Se a gente fizer uma busca, vai ver que o perfil verdadeiro da empresa tem, por exemplo, um selo de verificação, de cor azul. Esse símbolo atesta que o perfil foi verificado pelo Instagram e é real”, diz o especialista.

O gestor de mídias explica que o golpe tem como objetivo fazer com que o perfil falso alcance um número grande de seguidores. Após isso ele deleta todo o conteúdo postado e refaz o nome. Assim o dono da conta acaba vendendo ela a outra que queira começar com um perfil com número grande de seguidores.

“Nesse tipo de prática, acaba sendo lesado quem segue o perfil, que nunca vai ter direito a sorteio nenhum, e a pessoa que compra um perfil desse, pois quando os internautas entendem o golpe, deixam de seguir e o perfil fica com um número cada vez mais baixo”, diz.

Abaixo a reportagem mostra lado a lado o perfil falso e o perfil verdadeiro da empresa usada para o golpe:

Foto: Reprodução / Instagram

Uma outra dica dada pelo especialista é olhar para o número de perfis que as empresas seguem. “Normalmente, grandes empresas não seguem perfis de pessoas físicas. Ou elas seguem perfis de outras empresas no ramo semelhante ou não seguem ninguém, como é o caso dessa empresa de agora. É só olhar para o perfil verdadeiro e ver que eles só tem seguidores, mas não seguem ninguém”, alerta.

A última informação dada pelo gestor de mídias é que quando internauta perceber um golpe desse tipo, uma das melhores coisas a se fazer é denunciar a página, para que assim o próprio Instagram possa tomar as providências e que ela fique inutilizável.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários