Sobre Thiago Campos

Thiago Campos Oliveira é servidor público e advogado, formado pelo Centro Universitário (Cesmac) do Sertão.


PENTE-FINO DO INSS: veja algumas informações importantes

9 agosto 2021


Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) (Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil)

O INSS deverá convocar aproximadamente 170 mil beneficiários do INSS para revisão de benefícios por incapacidade (temporária ou permanente). As notificações começarão a partir de agosto e tem previsão para encerrar apenas em dezembro de 2021.

O objetivo da Previdência Social é identificar benefícios que foram concedidos indevidamente ou de maneira errônea, seja por falta de documentação (ou documentação falsa), falta do preenchimento dos requisitos pelo segurado, dentre outras situações.

Segundo informações, serão priorizados os seguintes casos no momento da convocação: benefícios por incapacidade mantidos sem perícia pelo INSS por tempo superior a seis meses ou benefícios por incapacidade que não possuam data de cessação estipulada.

Importante esclarecer que a convocação para a nova perícia médica no INSS, em regra, acontecerá por meio de cartas comuns ao endereço do segurado, motivo pelo qual é de grande importância estar com os dados atualizados no sistema da previdência. Outra possibilidade é a convocação por meio das agências bancárias onde o segurado recebe o benefício previdenciário ou no portal do Meu INSS.

Caso você seja selecionado para o pente-fino, deverá ter em mãos toda a documentação solicitada pelo INSS e, caso seja necessário comparecer à perícia médica, esteja munido de atestados, laudos, exames médicos, dentre outros documentos que comprovem a incapacidade.

Caso entenda necessário, busque informações com um advogado previdenciarista de sua confiança.

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.