Pela 2ª vez na história, Festa da Juventude não acontece em Santana do Ipanema

14 jul 2020 - 10:56

Festa da Juventude em 2019 (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Se todo o planeta não estivesse convivendo com a grave crise causada pela pandemia da Covid-19, esta semana a cidade de Santana do Ipanema estaria realizando a 58ª Festa da Juventude.

Esse infortúnio fez com que, pela segunda vez na história, um dos eventos mais tradicionais no Sertão de Alagoa não acontecesse. A primeira vez foi em 1997 e o site Alagoas na Net relembra para você.

Diferente da crise sanitária de agora, em 1997 Alagoas vivia uma grave crise política. Servidores públicos com salários atrasados mobilizaram quase todos os setores para uma grande greve.

Uma das áreas que parou suas atividades foi a segurança pública. Tanto a Polícia Civil quanto a Militar cruzaram os braços, trazendo uma preocupação em todo o território.

E foi com essa angústia, de não poder garantir a segurança dos presentes, que os organizadores da Festa da Juventude de Santana do Ipanema decidiram fazer sua primeira interrupção.

Naquela época uma figura conhecida no Sertão, e que depois viria a ser manchete em todo o estado, deu uma garantia para que a festa acontecesse. Essa pessoa era o famoso ex-Coronel da Polícia Militar, Manoel Cavalcante.

Apesar da sua tentativa, o evento realmente não aconteceu, e pela primeira vez em mais de 30 anos, a Festa da Juventude não aconteceu.

Como ela era?

Vale lembrar que a Maior Festa Jovem de Alagoas já tinha bastante tempo de estrada e era muito conhecida. Além das competições automobilísticas, ciclisticas e os torneios de mesa, o evento já trazia os shows artísticos.

O professor Rossone Marques foi um dos participantes da comissão do evento. “Lembro que incluímos um campeonato de arrancadas por categoria de motor. Saía da RedeFarma, dois carros com mesma cilindrada, até o Banco do Brasil. Nessa época os shows não eram como hoje, em palco, mas sim em trios elétricos”, destacou ele.

O docente também ressaltou que a escolha da rainha da juventude, antes não era realizada nas sexta-feiras. “O baile da juventude era realizado no domingo, onde tinha a entrega das premiações dos eventos e por fim a escolha da rainha. Penso que era um equívoco escolher ela no final, mas era a tradição da época”, disse.

A Festa hoje

Atualmente, a Festa da Juventude de Santana do Ipanema é celebrada em meados de julho, antecedendo a Festa de Senhora Sant’Ana. No início ela era feita simultaneamente a festa da padroeira, tendo nascido com o intuito de arrecadar fundos para para celebração da Santa e o lar de Idosos São Vicente.

Apesar de ser tradição para os santanenses, o evento tem trazido um imenso público de todo o Sertão de Alagoas, além de muita gente de fora do estado.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários