Parceria beneficiará produtores de abacaxi no Agreste

20 mar 2013 - 15:57


prdotresUm projeto para o fortalecimento da cadeia produtiva do abacaxi voltado para os agricultores da Associação dos Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi da Região Agreste é o objetivo da parceria do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), com o deputado estadual Ronaldo Medeiros.

A ação visa a introdução de melhores práticas de manejo da cultura do abacaxi para reduzir a perda existente, aumentar a qualidade dos frutos e consequentemente a renda dos agricultores. O projeto vai beneficiar, de forma direta e indireta, os 135 produtores que compõem a Associação e as 675 famílias do povoado Poção, no município de Arapiraca. De acordo com o censo 2010, do Instituto Brasileiro Geográfico (IBGE), o povoado atingiu uma área de plantio de 137 hectares, tornando-se o maior produtor de abacaxi do Agreste alagoano

“A pedido do deputado Ronaldo Medeiros, a equipe técnica da Seplande foi a campo e identificou as necessidades dos agricultores da Região que, por não disporem de assistência técnica qualificada, acabam perdendo de 15 a 20% da produção por conta da qualidade dos frutos, impossibilitando-os de atingir o mercado de forma efetiva”, explicou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

O cronograma e o plano de trabalho do projeto – que englobam a compra de equipamentos, capacitações, construção de uma agroindústria, entre outras etapas mais técnicas e burocráticas – foram apresentados aos responsáveis pela ação na última segunda-feira (18) e prevê um prazo de 24 meses para a sua execução.

O deputado Ronaldo Medeiros agradeceu a parceria da Seplande e garantiu a viabilização do terreno para construção da unidade de beneficiamento. Um convênio entre as partes será firmado em abril, quando os trabalhos práticos serão iniciados.

“O trabalho em parceria com a Seplande está sendo desenvolvido de forma muito efetiva. Procurei a equipe técnica por observar o resultado que a Secretaria apresenta em outras iniciativas. O povoado Poção tem uma grande vocação para o cultivo da fruta, sabendo da necessidade de desenvolver o negócio naquele local, iniciamos os processos para garantir o aumento e beneficiamento da produção desses agricultores”, declarou o deputado.

A Seplande, por meio da Superintendência do Desenvolvimento Regional e Setorial, elaborou um diagnóstico produtivo da Região com o intuito de avaliar a necessidade de implantação de assistência técnica, a viabilidade de instalação de unidade de beneficiamento do abacaxi, bem como capacitações e treinamentos nas áreas de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo

“A nossa ideia é o beneficiamento do abacaxi através da desidratação da fruta. Para amadurecer o projeto, realizamos algumas visitas técnicas, como em Itaberaba, na Bahia, que tem uma fábrica similar a que queremos implantar, e identificamos parcerias potenciais para a implantação de projetos industriais visando a otimização dos produtos gerados a partir do abacaxi e outras frutas regionais”, concluiu Alexsandra Barreto, gerente de Micro e Pequenas Empresas da Seplande

Orçado em cerca de R$ 900 mil, o projeto contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Arapiraca, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e do Sebrae/AL.

Por Agência Alagoas

Comentários