Para ajudar no combate a sonegação fiscal, Governo de AL reativa Cia Fazendária Ação é uma parceria entre Polícia Militar e Secretaria da Fazenda ao reativar reforço policial nas atividades de fiscalização nos postos fiscais.

Tatyane Barbosa / Ascom Sefaz

04 fev 2023 - 06:00


Foto: Ascom / Sefaz Alagoas

O Governo de Alagoas lançou, nesta sexta-feira (03), a Companhia Fazendária para reativar o reforço policial nas atividades de fiscalização nos postos fiscais do Estado. A medida aconteceu durante solenidade em comemoração ao aniversário da Polícia Militar, realizada na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió.

A Companhia Fazendária ficará localizada no Bloco Administrativo Silvio Vianna, no bairro de Jacarecica, em Maceió, e nos postos fiscais de Delmiro Gouveia, Maragogi, Novo Lino, Porto Real do Colégio e São José da Laje. A previsão é que seja reativada já no início deste mês.

O superintendente Especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, explica que o trabalho da Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL) demanda certo enfrentamento de riscos. Com o auxílio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os auditores fiscais terão maior resguardo para executar ações de fiscalização.

“A Companhia Fazendária vem justamente para diminuir esses riscos da nossa profissão, além de facilitar e impulsionar ainda mais as atividades fazendárias em setores, regiões ou locais que a Sefaz era impossibilitada de trabalhar pelo alto grau de perigo. Isso é um grande presente para os colegas da fiscalização, ter mais uma vez esse apoio policial”, ressalta.

O comandante geral da Polícia Militar (PM-AL), coronel Paulo Amorim, enfatiza que a Companhia Fazendária irá contribuir imensamente com a segurança dos auditores fiscais, do Fisco alagoano como um todo, ajudando nas operações contra a sonegação fiscal no estado de Alagoas.

“Eu posso afirmar com toda certeza que a Companhia Fazendária foi um sonho idealizado e agora concretizado. Estou muito feliz que na data do aniversário dos 191 anos da nossa Polícia Militar seja revitalizada essa Companhia que está sendo recriada sob o comando de um grande oficial, o capitão Pedro Oliveira que saberá conduzir da melhor forma possível as diretrizes para combater, inclusive, crimes fiscais”, declara.

Sobre a Companhia Fazendária

A Companhia de Polícia Militar Fazendária (CPMFaz) foi criada pelo Decreto Lei n° 6.230/2001. O intuito é garantir a integridade física e moral dos integrantes do Fisco alagoano no exercício de suas atividades, possibilitando o Poder de Polícia do Estado de Alagoas na atividade de fiscalização e arrecadação de tributos, e a incolumidade do patrimônio pertencente à Secretaria da Fazenda.

Comentários