Pão de Açúcar, o Espelho da Lua sertanejo; conheça sua história

03 mar 2019 - 10:35


Pão de Açúcar em 1888. (Foto: Adolpho Lindemann / Reprodução / História de Alagoas)

Pão de Açúcar surgiu de um determinismo geográfico, o rio São Francisco, datando o seu povoamento de 1611, com gente branca e índios da serra do Aracaré, Estado de Sergipe. Parte de seu território pertencia à Casa da Tôrre (Bahia).

Não consta, entretanto, que os proprietários tivessem assinalado, por qualquer meio, o seu domínio, tanto que, em princípios do século XVII, os Urumarisobtiveram de D. João IV terras à margem do rio São Francisco, desde a serra de Pão de Açúcar, pelo lado do poente, até o morro do Aranha, pelo nascente, com quatro léguas de fundo, até a serra do Chitroá.

Deram-lhe a denominação de Jaciobá, que significa “Espelho da Lua”, no guarani. As noites de luar, que refletem no São Francisco um gigantesco fio de cristal, talvez lhes tivessem despertado a sensibilidade poética.

A generosa doação de Dom João IV suscitou a inveja dos índios Chocós, residentes na pequenina ilha de São Pedro. Após renhida pugna, em que os invasores venceram, os índios Urumaris mudaram-se para um lugar fronteiro (no Estado de Sergipe), ao qual deram o nome de Jaciobá, o mesmo da antiga pátria, que até hoje é conservado.

Veja esse artigo completo no site História de Alagoas, CLICANDO AQUI.

Comentários