Palmeira lança nesta 2ª pedra fundamental da 1ª usina de energia solar de Alagoas

12 ago 2019 - 06:58

Geração de energia por usuários é caminho sem volta (Foto: Ascom / Sedetur)

O prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar receberá nesta segunda-feira (12), os donos da Helios Energia Renováveis, para o lançamento da pedra fundamental da usina de energia fotovoltaica, a primeira do Estado de Alagoas, que acontecerá no Sítio Guedes, a partir das 11h, próximo à sede da Polícia Rodoviária Federal.

No mês passado, o prefeito, acompanhado das secretárias de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho, e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Anna Luísa França, visitaram a sede da empresa em Fortaleza, no Ceará, a convite do diretor administrativo da Helios João Fernando Alvarenga.

A Helio Energias atua no ramo de geração fotovoltaica distribuída e tem a missão de alterar o consumo da sociedade de matrizes energéticas poluentes para a energia renovável, que é sustentável e ecológica, transforma a indústria e o comércio, e tem atuado como agentes de mudança socioeconômicas e ambientais.

A empresa construirá uma usina solar fotovoltaica no município, que vai dispor de 1 MW em capacidade, por meio da instalação de mais de 3500 painéis e ocupar 5 hectares de terreno. A geração fornecerá energia equivalente ao consumo de 370 famílias, montante que será recolhido pelo sistema de distribuição que abastece os habitantes de Palmeira dos Índios.

A instalação de novos painéis fotovoltaicos beneficia outras cadeias produtivas. “Propicia a abertura de empresas para comercialização da placas de energia solar, podemos incentivar novos investidores no mercado. As vagas de empregos diretos do setor são principalmente para desenho e instalação dos projetos que no momento não teremos esses profissionais em nossa cidade. Contudo, o mercado movimenta indiretamente, o mercado de manutenção dos equipamentos. Muitos consumidores que antes não tinham alguns equipamentos, por conta do alto custo da energia elétrica, passaram a colocar aparelhos de ar-condicionado e outros eletrodomésticos após adquirir as placas. Isso aumenta o consumo da indústria”, explicou a secretária de municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho.  

O prefeito Júlio Cezar disse que implantação da usina em Palmeira dos Índios é mais um reconhecimento de que o município cresce e atrai investimentos de todas as partes do país. “O Governo Municipal é sensível à sombria realidade do desemprego e lutamos para promover desenvolvimento e renda para a nossa cidade. Agradeço ao João Fernando e a todos os empresários que escolheram Palmeira para instalar a sua empresa. Agradeço também, imensamente, à Cléa e à Anna Luísa pelo empenho irrestrito para que tudo isso pudesse acontecer”, disse o prefeito Júlio Cezar.

Por Lucianna Araújo / Assessoria

Comentários