Palmeira dos Índios segue sem notificações de coronavírus há 48 horas Prefeito pede que população continue com os cuidados para evitar doença.

22 mar 2020 - 15:37


Imagem aérea da praça da Independência em Palmeira dos Índios (Foto: Diego Wendric / Assessoria)

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios continua com o trabalho de visitas a pessoas que chegam de outros estados e países no município, e também nas orientações preventivas sobre p Covid-19, o novo coronavírus.

A Vigilância Sanitária tem fiscalizado estabelecimentos quanto à venda irregular de álcool em gel e feito vistorias em transportes alternativos que chegam de outros municípios, a fim de orientar os viajantes e encaminhar qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe para os serviços de saúde.

A orientação da último boletim epidemiológico é de que pessoas com histórico de viagens para outro país ou estado, devem ficar em isolamento domiciliar por 14 dias, além de comunicar às autoridades sanitárias do município. Caso apresente Síndrome Gripal (SG), continuar em isolamento e manter todas as recomendações de higiene. Se houver agravamento do quadro, deve procurar o posto de saúde mais próximo.

Na sexta (20), a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Palmeira dos Índios recebeu um feirante com sintomáticos para a Covid-19. O rapaz de 24 anos estava em Cacimbinhas e reside em Rainha Izabel. Ele apresentava tosse, febre e dispneia, foi colocado em isolamento e, posteriormente, transferido para o Hospital Dr Helvio Auto, em Maceió. Até o momento, o município não apresenta nenhum caso em investigação.

Mesmo sem nenhuma notificação de suspeita da doença é preciso que a população continue com os cuidados para contingenciar a chegada do vírus ao município. O Decreto publicado na última sexta-feira (20) pela Prefeitura de Palmeira dos Índios continua em vigor e precisar ser cumprido. Os cuidados com a higiene pessoal e evitar contato direto com as pessoas, inclusive idosos, diabéticos, hipertensos, portadores de doenças oncológicas, entre outras.

“É importante que as pessoas fiquem em casa, só saiam se houver realmente necessidade e tomem os cuidados recomendados pelos órgãos de Saúde. Estamos sem nenhum caso, mas não podemos nos descuidar neste momento. A situação é delicada e todo cuidado é pouco. Que estejamos unidos em oração para que essa fase passe sem nenhuma vítima e que possamos voltar às nossas atividades. Mas tenho certeza de que cada um de nós sairá mais fortalecido”, disse o prefeito Júlio Cezar.

CORONAVÍRUS:

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldades para respirar. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro, tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como prevenir o contágio:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Por Kelly Marques e Lucianna Araújo/Assessoria

Comentários