O município de Olivença, no Médio Sertão de Alagoas, recebeu nesta sexta-feira (7) oito novos equipamentos agrícolas sendo três tratores, três grades aradoras e duas colhedoras de forragem.
Todo o material foi entregue pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL) e serão utilizadas no desenvolvimento da agricultura familiar local. Eles custaram cerca de R$ 330 mil, vindo do Ministério da Agricultura.
De acordo com a Emater, a entrega ao município supre demanda para ampliar a assistência aos agricultores e tornar os processos de produção mais qualificados para a geração de renda no campo. O diretor-presidente do órgão, Carlos Dias, avaliou que o maquinário qualificará as etapas de produção, reduzindo o tempo do plantio e minimizando os custos.
O prefeito de Olivença, Zé Arnaldo, explicou que o município tem 100% de seus moradores dependentes da agricultura familiar e que os equipamentos foram entregues na hora certa, num período em que é iniciada a silagem, cuja forragem é crucial para a alimentação animal. “Os equipamentos dão mais condições do homem do campo permanecer no campo, oferecendo apoio para o desenvolvimento local e geração de emprego e renda para o nosso povo”, disse o gestor sertanejo.
Ouros equipamentos
Durante o evento de entrega, o representante da Emater ainda adiantou que o mesmo município receberá outros equipamentos e será beneficiada com uma central de distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“A PPA é fruto desta parceria e apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, garantindo a entrega de mini-caminhão, automóvel, computador, freezer, balança e outros itens, tudo para fortalecer o processo na ponta final de comercialização das produções”, anunciou Carlos Dias.
Da Redação com informações da Assessoria Emater-AL